Downtime: o que é, por que acontece e como reduzir o tempo de inatividade na sua empresa?

Entenda o que é downtime, suas principais causas e descubra estratégias práticas para proteger sua empresa de longos períodos fora do ar.

Downtime

O que é downtime?

Downtime é o tempo de inatividade de máquinas, aplicações e servidores de uma empresa. Esse fenômeno acontece quando sistemas essenciais param de funcionar por problemas técnicos, quedas de energia ou falhas humanas, resultando em momentos de interrupções não planejadas.

Já tentou acessar seu aplicativo favorito de delivery e não conseguiu, mesmo com um dispositivo perfeitamente conectado à internet? Nesse caso, possivelmente o app estava passando por uma interrupção inesperada (downtime); uma falha grave que pode custar centenas de milhares de reais por hora.

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Erros como o "505 – Server Error" indicam falhas temporárias no servidor e representam um dos sintomas mais comuns de downtime em sites e aplicações corporativas - Foto: wetopi

Ao ficarem fora do ar, os negócios sofrem com queda de produtividade, falhas no cumprimento de prazos e até mesmo a temida perda de clientes. Sem contar o prejuízo financeiro direto: mais de dois terços das falhas custam mais de 100 mil dólares. Uptime Institute    

O custo médio do downtime chega a US$ 9.000 por minuto em grandes organizações. Forbes

O que causa um downtime?

Sofrer uma indisponibilidade não planejada é o pesadelo das equipes de TI. O peso de segurar a funcionalidade de uma empresa não é leve. Por isso, confira a seguir os principais incidentes que levam uma operação a ficar fora do ar. Fique de olho para evitá-los:

 


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  2. 1. Infraestrutura defasada

Uma estrutura desatualizada, dispersa e dependente de pontos únicos é a causa constante de indisponibilidades. Sem um complexo de hardware resistente a falhas e altos picos de demanda, a operação cairá frequentemente. 

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Ambientes de TI sem modernização perdem desempenho e comprometem a disponibilidade dos sistemas - Foto: Freepik

2. Atualizações atrasadas

Softwares obsoletos ou incompatíveis apontam para brechas de segurança. Segundo relatório da Gartner, gastos globais com nuvem devem ultrapassar U$700 bilhões em 2025. O dado nos revela que o mercado investe pesado em softwares que evitam instabilidades, e aqueles que não fizeram o mesmo, ficarão para trás.

3. Manutenções inesperadas ou mal planejadas 

Equipamentos sem manutenção adequada causam interrupções. Identificação de riscos antes que os problemas aconteçam é a chave para que o “protocolo de emergência” não precise ser ativado. Manutenções sem planejamento podem ser evitadas: basta manter o monitoramento proativo em dia.

4. Falta de redundância

No contexto de TI, redundância é a prática de adicionar componentes ou recursos extras, como dados, servidores, links e energia, para garantir continuidade e reduzir o tempo de inatividade. Em caso de falha em algum elemento do ambiente, o sistema redundante entra em cena e assume automaticamente, evitando interrupções e mantendo as operações sem prejuízo.

Manter um sistema de redundância internamente custa tempo, recursos e mão de obra; por isso, instituições que não podem parar contam com servidores dedicados em data centers modernos para atingirem alta disponibilidade diante de qualquer situação. 

5. Ataques cibernéticos

Falhas de segurança são grandes portas de entrada para ataques DDoS e ransomware. Sem um plano de proteção resistente, como firewalls e backups frequentes, os servidores ficam vulneráveis e podem ser facilmente derrubados.  

6. Erro humano e causas físicas

Todo negócio precisa de uma gestão de riscos, afinal, acidentes acontecem. Possíveis falhas de colaboradores, desastres naturais e quedas de energia devem ser levadas em conta em planos de recuperação. Nesses casos, manter dados e servidores em locais com Garantia de Disponibilidade (SLA) é a melhor saída. 

Qual o impacto financeiro real de cada minuto de inatividade?

Mais do que um problema técnico, downtime é um problema de negócio. Cada minuto parado representa perda de receita, produtividade e reputação.

De acordo com estudo da Uptime Institute, 54% dos operadores de data center afirmam que a sua última falha significativa custou mais de US$100.000 e 16% reportam valores superiores a US$1 milhão. 

Para estimar o impacto financeiro que sua empresa teria em um perÍodo de inatividade, basta seguir a seguinte fórmula:

Custo de tempo de inatividade = minutos de tempo de inatividade x custo por minuto*.

Como evitar uma parada não programada?

Se zero downtime é a meta da sua empresa, aqui vão soluções definitivas para prevenir quedas de operações:

1. Utilizar data centers que oferecem redundância, alta disponibilidade e monitoramento proativo

Além de ser o mais certificado da América Latina, o data center da HostDime Brasil conta com infraestrutura própria classificada como Tier III: isso significa que a disponibilidade oferecida pelos padrões de redundância da empresa é alta e comprovada.

2. Ferramentas de cibersegurança

Além de ser o mais certificado da América Latina, o data center da HostDime Brasil conta com infraestrutura própria classificada como Tier III: isso significa que a disponibilidade oferecida pelos padrões de redundância da empresa é alta e comprovada.

3. Adotar o serviço de Disaster Recovery

Em catástrofes naturais, incidentes ou ataques de qualquer tipo, soluções de Disaster Recovery garantem que um sistema continue disponível em poucos minutos, sem impactos financeiros. Os dados e arquivos são migrados para um segundo ambiente que manterão a operação segura por meio desse resgate.

4. Site backup: replicação em data centers

Adotar o modelo de espelhamento é uma solução para aplicações de missão crítica para garantir redundância, manutenção preventiva e continuidade em caso de falhas com SLA de 99,9%. Tudo isso enquanto o controle da operação continua 100% sob o poder do cliente.

Na HostDime, oferecemos soluções personalizadas de acordo com os desafios que os clientes apresentam: uma oportunidade de escalar seu negócio com flexibilidade, segurança de verdade e acompanhamento com um gerente de contas 100% dedicado.

Downtime zero

Entenda como a HostDime protege empresas que não podem parar