Novembro 22, 2016 cPanel/WHM

Administração do Varnish Cache via cPanel

  Recentemente começamos a implementar o Varnish Cache em alguns dos nossos servidores compartilhados e, esta configuração será implementada em novos servidores gradativamente. Rapidamente, falaremos sobre o que é Varnish Cache. Varnish é um acelerador de requisições HTTP que armazena cópia das páginas acessadas em memória ram e deixa seu site até 300x mais rápido. Varnish Cache […]

Varnish-Cache

 

Recentemente começamos a implementar o Varnish Cache em alguns dos nossos servidores compartilhados e, esta configuração será implementada em novos servidores gradativamente.

Rapidamente, falaremos sobre o que é Varnish Cache.

Varnish é um acelerador de requisições HTTP que armazena cópia das páginas acessadas em memória ram e deixa seu site até 300x mais rápido. Varnish Cache é um serviço que fica entre o usuário e o servidor web, fazendo uma análise dos conteúdos mais acessados, armazenando um cache e efetuando gerência das páginas acessadas. Veja mais informações neste link.

Para os servidores que já possuem a configuração realizada, você poderá facilmente administrar seu domínio principal, domínio adicional e domínio estacionado, via cPanel, de acordo com a opção que segue na imagem abaixo:

O nome da opção é “xVarnish Caching & Security” e através desta opção, você poderá efetuar três tipos de ações, veja:

  1. Ativar ou desativar o domínio do cache;
  2. Purgar o cache, ou seja, irá limpar todo o conteúdo que encontra-se no cache, ideal para apagar arquivos que foram atualizados e o conteúdo ainda não foi reconhecido;
  3. Habilitar o modo de desenvolvimento, onde nenhum conteúdo será feito cache, ideal para atualizações de longo período de tempo. Essa opção quando ativada, permanecerá inativa por 6 horas e após isso, será ativada automaticamente.

A imagem abaixo exemplifica melhor a utilização:

1479477151147screensave

Dito as informações acima, agora você poderá limpar o cache, ativar o modo desenvolvimento e ativar/desativar um domínio da sua conta do cache. A título de conhecimento, algumas políticas foram criadas e iremos citá-las abaixo:

  1. Arquivos dinâmicos com cache de 15 segundos;
  2. Arquivos estáticos com cache de 60 minutos;
  3. SSL poderá ser utilizado normalmente, porém não irá para o cache;
  4. Limite de 25 conexões de um IP por minuto, para o arquivo ‘wp-login.php’ de qualquer domínio;
  5. Limite de 10 conexões de um IP por minuto, para o arquivo ‘xmlrpc.php’.

Caso deseje desativar algum arquivo/extensão específica, este procedimento pode ser realizado, porém apenas via acesso root e você deverá fazer uma solicitação, através do nosso help-desk, veja alguns exemplos:

  • /*.php
  • example.com/*.mp4

Se houverem dúvidas, estaremos à disposição. Nosso suporte funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Happy cache!

 

Deixe um comentário