Dezembro 30, 2014 CMS/Scripts úteis

Como realizar o backup completo do seu WordPress

Este artigo é destinado aos clientes que possuem dúvidas sobre como realizar o backup completo do WordPress, sem a utilização de plugins, utilizando somente o cPanel + phpMyAdmin. Ter um backup atualizado do seu Wordpres é ter zelo com o próprio trabalho. O ideal é fazer uma rotina de backup, seja ela diária ou semanal, […]

Este artigo é destinado aos clientes que possuem dúvidas sobre como realizar o backup completo do WordPress, sem a utilização de plugins, utilizando somente o cPanel + phpMyAdmin.

Ter um backup atualizado do seu Wordpres é ter zelo com o próprio trabalho. O ideal é fazer uma rotina de backup, seja ela diária ou semanal, ou mesmo a cada artigo publicado. Este procedimento recomendado lhe dará total segurança e você não terá seu trabalho perdido.

Início:

1º – Efetue o login no cPanel de sua hospedagem. Entre com suas credenciais e então você estará apto a iniciar o backup.

bkpwp_001

Primeiramente, faremos o backup dos arquivos do WordPress, ou seja, nossos templates, plugins, imagens utilizadas nos artigos e todas as informações salvas no sistema de arquivos da hospedagem.

2º – No cPanel, acesse o item ‘Gerenciador de Arquivos’.

bkpwp_002

3º – Selecione todos os arquivos e pastas, caso contrário selecione apenas os arquivos referentes ao WordPress.

bkpwp_003

Obs.: Caso os arquivos do WordPress estejam publicados na raiz do public_html, efetue a compactação somente dos arquivos referentes ao WordPress.

4º – Depois de selecionar todos os arquivos e pastas do WordPress, clique em COMPACTAR. Selecione o tipo de arquivo (.tar.gz) e nome.

bkpwp_004

Aguarde, o fim da compactação, o arquivo estará disponível para download. Efetue o download utilizando as sintaxes abaixo:

¤ http://dominiodocliente.com.br/pastadoWP/arquivogerado.tar.gz

Caso seja uma instalação localizada na raiz do public_html, utilize:

¤ http://dominiodocliente.com.br/arquivogerado.tar.gz

Segunda etapa (Estamos quase lá!)

Agora que o backup dos arquivos foi realizado e o download efetuado, faremos o backup do banco de dados utilizado pelo WordPress.

5º – No cPanel, acesse o item ‘phpMyAdmin’, localizado.

bkpwp_005

6º – No phpMyAdmin, selecione o banco de dados referente ao WordPress e em seguida, procure pela opção ‘Exportar’.
Ao clicar em ‘Executar’, é necessário esperar a execução do Backup.

bkpwp_006

7º – Ao fim, um download do arquivo .SQL (banco de dados) iniciará. Salve este arquivo em seu computador ou em um local seguro.

bkpwp_007

Caso possua dúvidas de como realizar este procedimento descrito neste artigo, entre em contato com o nosso Suporte Técnico.