Dezembro 3, 2014 cPanel/WHM

Como utilizar o Rsync

O RSYNC é uma ferramenta de fácil utilização para copiar arquivos de um local para outro, tanto localmente como externamente. A vantagem de usar RSYNC em relação ao comando comum de cópia (cp) é que o RSYNC pode reduzir o tempo de execução para mover os arquivos, isso ocorre pelo fato dessa ferramenta copiar para o destino apenas […]

newrsynclogo

O RSYNC é uma ferramenta de fácil utilização para copiar arquivos de um local para outro, tanto localmente como externamente. A vantagem de usar RSYNC em relação ao comando comum de cópia (cp) é que o RSYNC pode reduzir o tempo de execução para mover os arquivos, isso ocorre pelo fato dessa ferramenta copiar para o destino apenas o que existir de diferente na origem, evitando que arquivos iguais sem copiados. Este comando é utilizado pelo próprio cPanel no script que realiza o backup incremental, reduzindo consideravelmente o tempo de execução dessa rotina.

Observe abaixo as sintaxes do comando:

 

Sincronização local:

rsync -av –progress /home/eduardo/www/ /home/henrique/www/

PS: Todos os arquivos do diretório www do usuário ‘eduardo’ serão sincronizados com o diretório www do usuário ‘henrique’, ou seja, o conteúdo do www de henrique ficará idêntico ao conteúdo do www de eduardo.

 

Sincronização remota:

  • Método 1 –  Sincronizando arquivos do meu servidor para um servidor remoto:
rsync -av –progress –rsh=”ssh -p [SSH_Port] /home/eduardo/www/ USUÁRIO@DESTINO:/home/henrique/www/

PS: Todos os arquivos do diretório www do usuário ‘eduardo’ serão sincronizados remotamente com o diretório www do usuário ‘henrique’ que está em outro servidor, ou seja, o conteúdo do www de henrique ficará idêntico ao conteúdo do www de eduardo.


 

  • Método 2 –  Sincronizando arquivos de um servidor remoto para meu servidor.
rsync -av –progress –rsh=”ssh -p [SSH_Port] USUÁRIO@ORIGEM:/home/eduardo/www/ /home/henrique/www/

PS: Todos os arquivos do diretório www do usuário ‘eduardo’ serão sincronizados remotamente com o diretório www do usuário ‘henrique’ no servidor em que o comando foi executado, ou seja, o conteúdo do www de henrique ficará idêntico ao conteúdo do www de eduardo.


 

 

Legenda:

  • USUÁRIO – usuário de conta remota (geralmente é o root ou algum usuário com permissão de acesso SSH).
  • ORIGEM – endereço IP do servidor de origem ou hostname.
  • DESTINO – endereço IP do servidor de destino ou hostname.
  • -av – Archive mode (equivalente ao -rlptgoD) e verboso (retorna informações sobre quais arquivos estão sendo transferidos e um breve resumo ao término ro procedimento).
  • -rlptgoD = r (recursivo), l (copiar links simbólicos como links simbólicos), p (preservar as permissões), t (preservar as informações de data/hora do arquivo), g (preservar o grupo), o (preservar o proprietário (root only)), D (preservar dispositivos (somente root))
  • -progress – Mostra o progresso do rsync.
  • –rsh – Especifica que o comando será executado usando uma conexão SSH com outro servidor.
  • -p [SSH_Port] – Especificar número da porta SSH. Substitua [SSH_Port] com o número da porta real.

 

 

Deixe um comentário