Junho 26, 2015 cPanel/WHM

Desativação do Banco de Dados PostgreSQL

Este artigo tem como objetivo informar em maiores detalhes sobre a desativação do banco de dados PostgreSQL em nossos servidores compartilhados, bem como orientar aos nossos clientes sobre como realizar o dump (backup) das suas bases, através do phpPgAdmin. No dia 25 de junho de 2015, enviamos um comunicado oficial para todos os nossos clientes […]

Este artigo tem como objetivo informar em maiores detalhes sobre a desativação do banco de dados PostgreSQL em nossos servidores compartilhados, bem como orientar aos nossos clientes sobre como realizar o dump (backup) das suas bases, através do phpPgAdmin.

No dia 25 de junho de 2015, enviamos um comunicado oficial para todos os nossos clientes destes serviços, informando sobre a desativação do banco de dados PostgreSQL dos nossos servidores compartilhados e um link da documentação oficial do cPanel, onde o mesmo informa que não será mais prestado suporte para tal banco.

Após o envio deste comunicado, muitos clientes entraram em contato conosco, solicitando informações do tipo: “Como sei se utilizo este banco de dados?” ou “Como realizar o backup do meu banco de dados PostgreSQL?” e, por este motivo, resolvemos criar este pequeno guia, como parte do nosso compromisso em fornecer serviços de hospedagem de qualidade, para que os nossos clientes possam ter um melhor entendimento dos procedimentos a seguir.

Dito isso, vamos ao que interessa.

1. Para clientes que já sabem que utilizam este banco de dados.

Se você tem uma aplicação que funciona em um dos nossos planos compartilhados (Hospedagem/Revenda), e sabe que utiliza o banco de dados PostgreSQL e que não poderá realizar a migração deste banco para o MySQL, a única alternativa será realizar a contratação de um plano privado (VPS ou Dedicado), e continuar a utilizar o banco PostgreSQL normalmente, porém saiba que não haverá atualizações por parte do cPanel e a manutenção do serviço PostgreSQL e das bases de dados serão de responsabilidade do contratante.

Nossa equipe de vendas estará disponível para ajudá-lo da melhor forma possível a encontrar um plano ideal para você. Fale conosco!

2. Para clientes que não sabem se utilizam este banco de dados.

Não sei se utilizo este banco de dados, como saber? Simples! Acesse o cPanel da sua conta, localize a seção “Bancos de Dados”, e clique em “Bancos de dados PostgreSQL”.

Na próxima tela, você deverá ver a imagem como a que segue abaixo e, caso esteja como essa, você saberá que não possui nenhuma base PostgreSQL em utilização e poderá ficar despreocupado.

 

cPanel sem Banco PostgreSQL

 

Caso sua visualização na mesma tela possua base de dados, como na imagem abaixo, siga para o próximo tópico deste guia, onde informaremos como realizar o dump (backup) deste banco, para utilização local, por exemplo.

 

cPanel PostgreSQL

 

3. Realizando o dump (backup) da minha base de dados PostgreSQL.

Sabendo-se que você utiliza/possui base de dados PostgreSQL, iremos realizar o backup seguindo os passos abaixo:

3.1 – Acesse o cPanel da conta, dirija-se até a seção Bancos de Dados, e clique em “phpPgAdmin”;
3.2 – Feito isso, uma nova guia será aberta, carregando a interface do phpPgAdmin para trabalharmos. Após aberta a nova guia, você deverá clicar no nome da sua base de dados, conforme mostra a imagem abaixo:

 

DUMP-PASSO1

 

3.3 – Após clicar no nome da sua base de dados, uma nova tela será aberta e você deverá clicar em “Exportar”, que fica localizado no canto superior direito, conforme imagem abaixo:

 

DUMP-PASSO2

3.4 – Para finalizar, basta você selecionar o formato “Estrutura e dados”, opção “SQL”, conforme imagem abaixo, logo em seguida, selecionar “Download” e clicar em “Exportar”, onde o download do arquivo “dump.sql” será realizado para sua maquina local e você poderá utilizá-lo posteriormente.

 

DUMP-PASSO3

 

Fim! Muito simples, não?

Bom pessoal, é isso! Espero que tenham gostado deste guia e, caso possuam alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte técnico. Estamos disponíveis 24 horas por dia! 😉

 

Deixe um comentário