Outubro 27, 2016 cPanel/WHM

Instalando certificado SSL no hostname do servidor

A partir da versão 56, o cPanel passou a disponibilizar um certificado auto-assinado e comprovado por uma entidade certificadora, nesse caso a Comodo. O certificado em questão é aplicado no hostname de qualquer servidor que tenha uma licença cPanel válida e esteja utilizando a partir da versão 56. O certificado serve para efetuar o login/acesso […]

A partir da versão 56, o cPanel passou a disponibilizar um certificado auto-assinado e comprovado por uma entidade certificadora, nesse caso a Comodo. O certificado em questão é aplicado no hostname de qualquer servidor que tenha uma licença cPanel válida e esteja utilizando a partir da versão 56. O certificado serve para efetuar o login/acesso aos seus serviços (Webmail, cPanel, WHM, entre outros) de forma segura e autenticada.

Nesse tutorial iremos mostrar como habilitar o certificado SSL para o hostname de seu servidor e configurar o mesmo para autenticar o acesso aos serviços ( Webmail, cPanel e WHM). É importante lembrar que o tutorial é destinado para os clientes que possuem planos corporativos ( servidor dedicado e VPS) que utilizam Centos+cPanel.

Então, se ao acessar o seu o WHM, cPanel ou webmail de seu servidor esteja retornado esse cadeado vermelho:

1

 

 

 

 

 

 

Mãos à obra! 🙂

 

1- Acesse o WHM de seu servidor e verifique se existe algum certificado SSL para o hostname do mesmo na opção “Manage SSL Host”. Caso tenha algum certificado vencido, remova.

2

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Você também deve verificar se o certificado Auto Assinado do servidor está próximo a data de expiração. Para verificar isso veja o seguinte tutorial elaborado por nossa equipe:

Certificado auto-assinado do SSL do cPanel/WHM irá expirar

 

 

3- Depois de realizar as verificações informadas anteriormente acesse a opção Tweak Settings e redirecione o acesso para o SSL do hostname, conforme mostrado nas imagens abaixo:

3

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Se após as intervenções realizadas, o acesso ainda não esteja funcionando, acesse o seu servidor via terminal e execute o seguinte script:

/usr/local/cpanel/bin/checkallsslcerts

Depois verifique o acesso novamente.

 

Observação: Caso você não saiba acessar seu servidor vis SSH/Terminal, indicamos que verifique o seguinte tutorial:

Acessando o Seu Servidor Linux

 

5- Pronto, serviços acessados com autenticação SSL.

5

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota: O acesso autenticado com o SSL do Hostname só irá funcionar da seguinte forma: dominio.com.br/whm, domínio.com.br/cpanel, dominio.com.br/webmail.

 

Nosso suporte está a disposição 24 horas, 7 dias por semana, então qualquer dúvida entre em contato conosco. 🙂

Abraço!