Abril 25, 2016 cPanel/WHM

Principais Entradas DNS disponíveis no cPanel.

Olá pessoal, O presente artigo tem por objetivo mostrar quais as principais entradas de DNS disponíveis no painel cPanel e suas respectivas finalidades. CNAME Registro de nome canônico ou entrada do tipo CNAME, é utilizado para realizar o apontamento para um outro endereço. O seu valor de destino tem como alvo um domínio ou subdomínio. […]

Olá pessoal,

O presente artigo tem por objetivo mostrar quais as principais entradas de DNS disponíveis no painel cPanel e suas respectivas finalidades.

CNAME

Registro de nome canônico ou entrada do tipo CNAME, é utilizado para realizar o apontamento para um outro endereço. O seu valor de destino tem como alvo um domínio ou subdomínio.

Exemplo:

  • nome_da_entrada IN CNAME  destino.com.br

 

Tipo A

Esse tipo de entrada é responsável por associar um determinado domínio ao endereço IP do servidor onde estão hospedados os respectivos serviços desse domínio.

Exemplo:

  • nome_da_entrada IN A 192.168.1.1 ( Endereço ip que você deseja configurar)

 

MX

As entradas do tipo MX são utilizadas para configurar o serviço de e-mail do seu domínio. Essas entradas irão apontar para o servidor de e-mail que o seu site irá utilizar. Caso você deseje utilizar um serviço de e-mail externo, como por exemplo o Google Apps, você precisa apontar as entradas MX para os servidores de e-mail do Google.

Quando utilizado um serviço de e-mail externo (como o exemplo citado anteriormente), é possível configurar múltiplas entradas MX para um único domínio, cada registro desse com um nível de prioridade diferente, onde se o e-mail enviado não consiga ser entregue usando a primeira entrada de prioridade, a entrada seguinte será usada e assim sucessivamente.

Exemplo:

  • nome_da_entrada IN MX 0  destino.com.br

 

Observação: Esse tipo de entrada apenas pode ser alterado, adicionado ou removido através do Editor de Zonas DNS presente no WHM.

NS

As entradas NS ( NameServer) são responsáveis por determinar quais servidores DNS serão responsáveis pela comunicação e resolução de nome do domínio. Por padrão, cada domínio cPanel utiliza 2 NameServer.

 

Exemplo:

  • seudominio.com.br IN NS ns1.servidordns.com.br
  • seudominio.com.br IN NS ns2.servidordns.com.br

Observação: Esse tipo de entrada apenas pode ser alterado, adicionado ou removido através do Editor de Zonas DNS presente no WHM.

 

TXT

Entradas do tipo TXT contém textos que são responsáveis por dispor informações para fontes externas do seu domínio. Essas entradas podem possuir várias finalidades, porém são utilizadas em sua maioria para autenticação de email e segurança como por exemplo, configuração dos registros SPF e DKIM.

Exemplo:

  • Nome_da_entrada IN TXT  conteúdo_do_registro_txt

 

 

O gerenciamento dessas entradas pode ser realizado através do painel cPanel em nossos planos de hospedagem. Nos demais planos: Revenda, VPS e servidores dedicados, o gerenciamento pode ser realizado tanto via cPanel quanto pelo WHM. A seguir segue o link de um tutorial com maiores detalhes:

https://www.hostdime.com.br/ajuda/cpanelwhm/gerenciamento-de-zona-dns-atraves-whmcpanel/