Janeiro 27, 2015 cPanel/WHM

Bloqueando SPAM com o SpamAssassin™

O SpamAssasin™ é um sistema inteligente que trabalha em conjunto com o serviço de e-mail do servidor, analisando cada mensagem que chega, e através de regras próprias determina se o e-mail é um SPAM ou não. Ele também possui funções como lista de bloqueios/liberação de endereços de e-mail ou domínios, permitindo assim criar uma configuração personalizada […]

O SpamAssasin é um sistema inteligente que trabalha em conjunto com o serviço de e-mail do servidor, analisando cada mensagem que chega, e através de regras próprias determina se o e-mail é um SPAM ou não. Ele também possui funções como lista de bloqueios/liberação de endereços de e-mail ou domínios, permitindo assim criar uma configuração personalizada do recebimento de e-mails.

Ao receber um e-mail, o SpamAssassin analisa o conteúdo, procurando sentenças já classificadas como SPAM, textos com muito uso de HTML, domínio do remetente diferente do servidor que enviou a mensagem e muitos outros detalhes. Para cada indício de SPAM, o e-mail vai ganhando pontos, se atingir 5 pontos, é classificado como SPAM. Portanto, não basta o e-mail ter a palavra “prêmio” para ser considerado SPAM, é preciso que o e-mail tenha outros indícios característicos de SPAM para ser classificado como tal.

Ativando

Por padrão o SpamAssasin vem desativado, para fazer a ativação entre no seu cPanel e no menu “Mail” procure a opção “Spam Filters”, e clique no mesmo:

Em seguida, marque a opção “Process New Emails and Mark them as Spam”:

 

Um quadro no canto superior direito vai aparecer mostrando que o SpamAssassin foi ativado corretamente:

Pronto ! Agora você está seguro contra SPAM.

Por padrão, o SpamAssassin tem um limite de pontuação, para que a mensagem seja marcada como SPAM, configurado como 5. Essa pontuação é contada de forma que, quanto menor o valor da pontuação, mais agressivo será a atividade do SpamAssassin e quanto mais alta a pontuação, mais brando será o SpamAssassin.

Caso deseje alterar esse limite, basta clicar na opção “Spam Threshold Score”, mostrada juntamente com o texto de ativação do SpamAssassin:

Em seguida será aberta a tela de ajustes referente ao limite de pontuação, onde você pode setar o valor da pontuação desde a mais agressiva (1) para a mais passiva (10) ou até mesmo um valor customizado. Em seguida, basta atualizar as opções de pontuação clicando no botão “Update Scoring options”:

Caso deseje que as mensagens marcadas como SPAM sejam deletadas automaticamente, basta clicar na opção “Automatically Delete New Spam (Auto-Delete) que fica logo abaixo da opção de ativar o SpamAssassin”

Em seguida, uma mensagem confirmando a ativação do Auto-Delete também será exibida:

O SpamAssasin™ ainda oferece a opção de configurar exceções e permitir que usuários de um domínio, ou até mesmo o domínio inteiro, envie e-mails para seu domínio sem que esses passem pelos filtros do SpamAssassin (whitelist), ou de forma inversa, configurar para que esses não possam enviar e-mails para seu domínio (blacklist). Se você deseja saber como ativar e configurar esse precioso recurso, basta acessar nosso post de Como configurar blacklist/whitelist de e-mails no SpamAssassin™.

Se houver dúvidas no procedimento, entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento.

Equipe HostDime.

Deixe um comentário