Agosto 27, 2018 cPanel/WHM

Como configurar blacklist/whitelist de e-mails no SpamAssassin™

Como mostramos no nosso post Bloqueando SPAM com o SpamAssassin™, o SpamAssassin™ é uma poderosa ferramenta na analise e controle de mensagens consideradas como SPAM. Podemos ver que quando ativo, ele monitora os e-mails recebidos através de regras próprias e classifica, ou não, a mensagem como SPAM. Além disso, também é possível que você configure […]

Como mostramos no nosso post Bloqueando SPAM com o SpamAssassin™, o SpamAssassin™ é uma poderosa ferramenta na analise e controle de mensagens consideradas como SPAM. Podemos ver que quando ativo, ele monitora os e-mails recebidos através de regras próprias e classifica, ou não, a mensagem como SPAM.

Além disso, também é possível que você configure uma blacklist/whitelist de e-mails. Neste tutorial ensinaremos como configurar esse recurso no SpamAssassin™.

Blacklist/Whitelist são respectivamente listas preferenciais de bloqueios/permissão de domínios ou endereços de e-mail.

Para ativar o recurso, após habilitar o SpamAssassin, você deve clicar na opção “Show Additional Configurations”, na aba “Additional Configurations (For Advanced Users):”

Após clicar na opção, as configurações adicionais referentes a criação de Blacklist/Whitelist e configuração de pontuação serão exibidas:

Configurando uma Whitelist

Após selecionar a opção “Edit Spam Whitelist Settings” uma nova tela será aberta, para configurar a Whitelist basta seguir os seguintes passos:

1) Clique na opção “Add A New “whitelist_from” item”.

2) Adicione a conta que você deseja adicionar na sua lista de permissão (ex: [email protected]). O SpamAssassin também aceita a adição por domínio, bastando usar o caractere especial “*” seguido pelo domínio que se deseja liberar (ex: *domain.com”). Configurado desta forma todos os e-mails vindo do domínio @domain.com serão permitidos sem mesmo passar nos filtros do SpamAssassin.

3) Atualize a Whitelist.

Após atualizar, uma caixa informando sucesso aparecerá no lado superior direito da tela.

Caso deseje configurar uma Blacklist, o processo de criação é similar ao da Whitelist, bastando clicar na opção “Edit Spam Blacklist Settings” e seguir os passos anteriores.

Configurações de pontuação de Spam

Nesse tipo de configuração, é recomendável que apenas usuários mais experientes façam. Configurações impróprias podem causar consequências não intencionais.

Está interface é usada para definir pontuações de testes individuais que o SpamAssassin™ usa para marcar como SPAM. Ela funciona com o uso de keywords (palavras-chaves), onde ao analisar a mensagem e encontrar certas palavras (que geralmente são tipicas de mensagens de SPAM), o SpamAssassin atribui uma pontuação, e se a mensagem ultrapassar o limite de pontuação, a mesma é marcada como SPAM.

Quanto mais alto o valor da pontuação mais brando será o teste e quanto mais baixo, mais agressivo será.

Para configurar, após clicar na opção “Configure Calculated Spam Score Settings” você deve seguir os seguintes passos:

1) Clique na opção “Add A New “scores” Item”.

2) Selecione a opção (keyword) referente ao teste que se deseja aumentar/diminuir a pontuação.

3) Insira o valor da pontuação.

4) Atualize as opções de pontuação.

Se houver dúvidas no procedimento, entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento.

Equipe HostDime.