Outubro 3, 2016 E-mail

Gerenciamento de e-mails por domínio/conta no Centos Web Panel

Este artigo irá abordar sobre a administração de e-mails no Centos Web Panel. Caso você não utilize ainda este painel e deseja conhecê-lo, veja em nosso blog sobre o mesmo, sua instalação e criação de contas de hospedagem. Falaremos aqui sobre: – Criação de contas de e-mail – Acesso ao Webmail – Alteração de senha […]

Este artigo irá abordar sobre a administração de e-mails no Centos Web Panel. Caso você não utilize ainda este painel e deseja conhecê-lo, veja em nosso blog sobre o mesmo, sua instalação e criação de contas de hospedagem.

Falaremos aqui sobre:

– Criação de contas de e-mail
– Acesso ao Webmail
– Alteração de senha de uma conta de e-mail
– Configuração de SPF/DKIM
– Criação de redirecionamento e listas de e-mail
– Adição de resposta automática
– Configuração de MX externo.

Criação de conta de e-mail

Para iniciarmos, acesse seu painel de usuário com os dados de acesso da conta criada (não é o root), vá até o menu “Email” e clique em “Add email account“, conforme imagem abaixo:

Na próxima tela, você deverá informar o nome da conta de e-mail e a senha. Após isso, clique em “Create a New Mailbox“.

Pronto, sua conta de e-mail foi criada.

Acesso ao Webmail

Para acesso ao Webmail, você terá três opções:

– http://IP/webmail
– http://IP/WebMail
– http://IP/roundcube

Substitua ‘IP’ pelo IP do seu Servidor/VPS, exemplo: http://111.222.111.222/roundcube.

Alteração da senha de uma conta de e-mail

Acesse seu painel de usuário, no menu “Email“, clique em “List Email Accounts“, conforme imagem abaixo:

Após abertura da tela acima, escolha a conta de e-mail, clique em “Change Password” e a tela abaixo será retornada. Defina uma senha e clique em “Save New Password“, conforme segue:

Configuração de SPF/DKIM

Primeiramente, faremos uma configuração no postfix para habilitar o spf/dkim de todos os domínios, no ato da criação da conta.

Em seu painel root, acesse a no menu “Email” a opção “Postfix Manager“. Na próxima tela, marque a opção “Installs DKIM & SPF, enables DKIM for New Accounts and Domains” e clique em “Rebuild Mail Server“, conforme imagem abaixo:

Feito isso, todas as contas que forem criadas, já serão configuradas com spf/dkim automaticamente e, para configurar um único domínio, faça como segue abaixo.

Acesse em seu painel root o menu “Email” e “DKIM Manager” e a tela abaixo será exibida:

Perceba que as três primeiras bolas referente ao domínio estão vermelhas. Selecione o domínio em “File /var/named/” e clique em “Add DKIM“. Não marque a opção “enable SPF” pois mostrarei adiante como ativá-la. Após isso, se tudo ocorreu bem, você verá a tela a seguir, com as bolas verdes. A do SPF ficará após ativação.

Para ativar o SPF, acesse no menu “Email” a opção “SPF Manager“, na próxima tela que será aberta, selecione o domínio em “Select Domain” e clique em “Add SPF Record“, conforme segue abaixo:

Pronto, seu SFP/DKIM foram ativos com sucesso.

Redirecionamento de e-mails

Para o redirecionamento de e-mails, acesse o painel de usuário, vá no menu “Email” e clique em “List Email Forwarders“. Após isso, na tela abaixo, clique na opção “Add a New Forwarder“.

Na próxima tela, no box “Create a New Email Forwarder (Alias/Forwarder)“, preencha conforme segue abaixo, adicionando o e-mail em ‘Alias’, e em ‘Forward to’ insira o(os) e-mail(s) de destino. Você poderá incluir vários, separado por vírgula.

Feito isso, na tela anterior, o redirecionamento deverá aparecer conforme a próxima imagem:

Criação de listas

Para criar uma lista de distribuição, basta seguir o mesmo passo acima e ao invés de informar a conta de e-mail no campo ‘Alias’, adicione um * e em ‘Forward to’ informe o e-mail de destino.

Resposta automática

Em seu painel de usuário, no menu “Email“, clique em “Add AutoResponder” e configure a resposta automática de acordo com a imagem abaixo, informando o e-mail, assunto e mensagem.

Configuração de MX externo.

Em seu painel de root, no menu “DNS Functions“, clique em “List DNS Zone“, escolha o domínio e clique em “Edit File“, conforme segue abaixo.

Atenção: Não faça nenhuma alteração nos arquivos ‘named*‘, a menos que saiba o que vai fazer.

Na próxima tela, apague a linha do MX atual, conforme imagem abaixo. Como exemplo, a linha estará assim:

dominio.com.br. IN MX 0 dominio.com.br.

Uma vez apagado a linha, adicione o conteúdo abaixo (tomamos como exemplo os MX da Google) de acordo com a imagem que segue:

dominio.com.br. IN MX 1 ASPMX.L.GOOGLE.COM.
dominio.com.br. IN MX 5 ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
dominio.com.br. IN MX 5 ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
dominio.com.br. IN MX 10 ALT3.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
dominio.com.br. IN MX 10 ALT4.ASPMX.L.GOOGLE.COM.

Lembre-se de alterar ‘dominio.com.br’ pelo seu domínio e não esqueça de adicionar os pontos ao final de cada domínio, exatamente como passado acima. Após isso, clique em “Save changes” e seu MX estará configurado para o servidor externo.

 

Este é um ‘compilado’ sobre gerenciamento de e-mails no Centos Web Panel, painel alternativo ao cPanel, com custo zero. Se você tiver dúvidas no procedimento, poderá verificar a wiki do painel neste link, em inglês.

Veja aqui mais artigos sobre o Centos Web Panel.

Deixe um comentário