Abril 25, 2019 Sem categoria

Upgrade do EasyApache 3 para EasyApache 4

Importante:  O EasyApache3 chegou ao fim de sua vida útil em 31/12/2018. Qualquer servidor que utilize a versão mais recente do cPanel, a migração foi realizada automaticamente para o EasyApache 4.  As instruções descritas nessa página são aplicáveis para servidores que utilizam o EasyApache 3 e cPanel (versão 76 ou anterior). A atualização deve ser realizada  […]

Importante: 

O EasyApache3 chegou ao fim de sua vida útil em 31/12/2018. Qualquer servidor que utilize a versão mais recente do cPanel, a migração foi realizada automaticamente para o EasyApache 4.  As instruções descritas nessa página são aplicáveis para servidores que utilizam o EasyApache 3 e cPanel (versão 76 ou anterior).

A atualização deve ser realizada  o mais rápido possível, afim de evitar  sérios problemas de segurança. 

EasyApache é o nome de um sistema do cPanel que instala e atualiza o servidor web Apache e seus respectivos módulos. Caso você utilize uma versão antiga do cPanel, veja nesse artigo como migrar do EasyApache 3 para o EasyApache 4.

Conversão através do WHM

Siga as instruções abaixo, caso você decida por tentar a conversão através do painel WHM:

  1. Faça o login no WHM como root. Para fazer isso você deve acessar o seu servidor através da url: https://seuservidor.com/whm ( substitua o seu servidor.com pelo hostname ou endereço ip de seu servidor).
  2. Verifique se você ainda está utilizando o EasyApache 3 selecionando a ferramenta na seção Software ,  no menu lateral do WHM. Caso você não esteja visualizando a opção, é possível que você não esteja logado com o usuário root no painel WHM ou  a atualização para o EasyApache 4 foi executada. Existe uma terceira opção, que seria você estar utilizando da versão 52 à 58 do cPanel.
  3.  Caso o servidor seja CentOs e esteja utilizando o EasyApache 3, você ao clicar na opção EasyApache 4 será retornada a seguinte mensagem: EasyApache 4 Migration 
    1. Caso o servidor seja CloudLinux e esteja utilizando o EasyApache 3, você ao clicar na opção EasyApache 4 será retornada a seguinte mensagem:  EasyApache 4 installation instructions. Você será direcionado para uma página com instruções para execução do procedimento,
  4. O sistema irá guiar você para o processo de conversão para o EasyApache 4.
  5. A ferramenta de conversão informará você caso exista alguma pendência que esteja interferindo no processo de conversão. Em caso afirmativo, resolva todas as pendências relatadas e tente novamente.
  6. Após concluir o processo de conversão verifique se seus sites estão funcionando corretamente.
    1. Erros após a conversão geralmente são causados por diretivas incorretas presentes no arquivos .htaccess. Tente remover qualquer diretiva PHP que esteja lá, assim como qualquer arquivo php.ini  personalizado e realize as configurações necessárias do PHP na conta cPanel.

 

Convertendo via SSH (Linha de comando)

Você pode optar pela conversão para o EasyApache 4 via shell. Você deve estar conectado via SSH como usuário root.

Aviso: O cPanel recomenda que o processo seja executado como usuário root e não como usuário comum com privilégios de root.

 

  1. Faça o login no SSH como usuário root, no servidor que você deseja realizar a conversão.
  2. Execute o seguinte comando: /usr/local/cpanel/scripts/migrate_ea3_to_ea4 –run

  3. A ferramenta de conversão informará você caso exista alguma pendência que esteja interferindo no processo de conversão. Em caso afirmativo, resolva todas as pendências relatadas e tente novamente.
  4. O processo de conversão será iniciado.
  5. Após concluir o processo de conversão verifique se seus sites estão funcionando corretamente.
    1. Erros após a conversão geralmente são causados por diretivas incorretas presentes no arquivos .htaccess. Tente remover qualquer diretiva PHP que esteja lá, assim como qualquer arquivo php.ini  personalizado e realize as configurações necessárias do PHP na conta cPanel.

Caso você deseje maiores informações sobre como funciona o processo de conversão, consulte a seguinte documentação do cPanel:

https://documentation.cpanel.net/display/EA4/How+to+Install+or+Uninstall+EasyApache+4
https://documentation.cpanel.net/display/EA4/The+EasyApache+3+to+EasyApache+4+Migration+Process

Após a conversão para o EasyApache 4, você também pode atualizar o cPanel de seu servidor,  uma vez que a partir desse momento você contará com a versão mais atual da aplicação.

Deixe um comentário