Blog

5 coisas que o 5G vai mudar na cloud computing

02 Set 2019 • Leitura 5 min

Lembra da sua vida anos atrás quando surgiu a possibilidade de fazer chamadas e enviar SMS via telefones móveis? Agora avance para 2022: imagine carros autônomos e você resolvendo as demandas do seu trabalho em qualquer lugar do mundo pelo smartphone e com a velocidade similar a uma fibra óptica.
Essa realidade vai ser possível graças à 5ª geração da telefonia (5G): são serviços que funcionarão com até 100 vezes mais velocidade que o 4G utilizado hoje em dia, podendo alcançar a velocidade de 1Gbs/s. As transformações começam a chegar no Brasil em 2020, a partir do leilão de frequências para o funcionamento da internet móvel com o 5G, mas você deve estar se perguntando quais são os principais impactos da tecnologia 5G na cloud computing, certo?

Dois caminhos que se cruzam: cloud computing e 5G

A verdade é que a tecnologia em nuvem e o 5G estão intrinsecamente relacionados, já que o 5G nasce com uma arquitetura baseada em nuvem, dependendo de sistemas da cloud para o funcionamento de produtos e serviços.
Além disso, a chegada do 5G vai permitir que a tecnologia em nuvem alcance um novo nível de qualidade com as futuras demandas, a partir da alta densidade de dados, menos latência e necessidade de segurança para o armazenamento de dados.
Vamos conhecer os principais impactos que o 5G vai causar na cloud computing?

1. Baixa latência

A agilidade na transmissão de dados será uma das primeiras vantagens que o 5G vai aprimorar na vida dos usuários. A latência será tão mínima nos serviços que estima-se a redução da média que temos hoje de 50 milissegundos, no 4G, para 10ms no 5G.
Na prática, aumentam as possibilidades de trabalho remoto com menos barreiras e mais velocidade para videoconferências via smartphone, colaborações em tempo real e transferência de arquivos grandes.

2. Qualidade do serviço

A velocidade traz consequências positivas para o funcionamento dos serviços, entregando mais qualidade na experiência do usuário e performance eficiente, com a possibilidade de serem utilizados simultaneamente.
Serão novas funcionalidades baseadas em sistemas de cloud que vão fazer diferença na rotina, como: streaming de games com alta complexidade imersiva e que oferecem experiência multiplayer em tempo real, eficiência de aplicativos de inteligência artificial e melhoria no desempenho de produtos e serviços de realidade aumentada e virtual (AR e VR).

3. Internet das Coisas e cidades inteligentes

Por meio do 5G, aparelhos com Internet das Coisas (IoT) ganham novas possibilidades a partir da velocidade no processamento e transmissão de dados. Além de novos smartphones, são novas oportunidades para objetos inteligentes e carros autônomos, por exemplo, em um ambiente de alta conectividade onde o 5G terá um papel fundamental na agilidade da comunicação entre máquinas diariamente.

4. Arquitetura all-cloud

O conceito “all-cloud”, utilizado por empresas referência em telecomunicações como a Huawei, esclarece como os princípios e a tecnologia em nuvem transformam as telecomunicações para reconstruir sua infraestrutura através de equipamentos, rede, serviços e operações.
Desta forma, a necessidade de armazenamento e de servidores em nuvem ainda serão necessários para o constante processamento de dados com o 5G. Logo, os data centers vão continuar oferecendo esse suporte completo, além de melhorias e avanços na análise de dados de acordo com as futuras necessidades da nova rede.

5. Todas as suas operações seguras na nuvem

O crescimento e a velocidade da tecnologia também criam facilidades para ataques DDoS. Por isso, ter sua empresa preparada para as otimizações e avanços do 5G também requer atenção com a segurança dos dados.
Os data centers e suas soluções de gerenciamento em cloud computing são e continuarão sendo importantes para manter a segurança dos seus dados. A vantagem é que a tecnologia em nuvem já é uma realidade e pode ser o ponto inicial para sua empresa na hora de começar a utilizar soluções inovadoras.
A certeza, a partir desta escolha, é a de que o seu negócio já vai estar preparado para receber e usufruir dos benefícios do 5G durante todo o período de transição e consolidação da nova tecnologia nos próximos anos.

Como garantir seu lugar no futuro?

O primeiro passo para iniciar sua jornada na nuvem é conhecer quais são as necessidades da sua empresa e as vantagens que a cloud computing pode oferecer para os seus serviços. A previsão é de 1,3 bilhão de assinantes em 5G no mundo até 2023, mas a mudança do seu negócio não precisa esperar tantos anos.
Com autonomia, praticidade e menos custos, a transformação em tecnologia para sua empresa pode começar hoje e, estando um passo à frente, você já vai estar pronto para as adaptações do 5G direto da nuvem, como o Cloud Server HostDime.

Posts
Relacionados

04 Mar 2021 Leitura 6 min

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies