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5 dicas para fortalecer a sua presença na web

27 Out 2014 • Leitura 5 min

A internet é um campo com enorme potencial para as marcas trabalharem alguns aspectos do seu marketing, como branding e brand awareness. Tanto para empresas que têm negócios físicos quanto para empresas com negócios online, a web é um canal que pode direcionar clientes e desempenhar um importante papel na evolução da imagem de uma marca no mercado.

Porém, como não poderia deixar de ser, no mundo digital também existe a concorrência, muitas vezes até mais do que no “mundo real”. Com tanta informação disponível online, os usuários se encontram no meio de uma verdadeira guerra por atenção, em que as marcas disputam por cada segundo de interação com o público.

Para se destacar nesse cenário, é preciso que você invista no fortalecimento da sua presença online. Quando uma marca falha nessa tarefa, é mais difícil que ela seja encontrada pelos seus potenciais clientes na web e, consequentemente, seus resultados de marketing digital são reduzidos.

Quer agir o quanto antes para fortalecer a presença da sua empresa na Web? Confira, a seguir, 5 dicas que listamos para te ajudar!

Redes sociais

Provavelmente, as redes sociais são a forma mais utilizada pelas marcas com este propósito. Porém, é muito importante dosar os seus esforços nesse tipo de canal.

Você deve estar presente no máximo de redes sociais possível, desde que elas sejam relevantes para o seu negócio. Criar e administrar perfis em toda nova rede social que surge no mercado demanda um esforço que não irá compensar os seus investimentos.

É preciso pesquisar o perfil do seu público e da aplicação de cada rede para definir se vale a pena incluí-la em suas estratégias de marketing. Digamos que você administre um negócio predominantemente voltado para o público masculino, como por exemplo, um site sobre car tunning.

Investir tempo e dinheiro num perfil do Pinterest, por exemplo, lhe traria pouquíssimo retorno, pois além de ser uma rede de audiência relativamente baixa no Brasil, ela é amplamente dominada pelo público feminino. Concentre os seus esforços nas redes mais populares — como o Facebook e o Twitter — e identifique as redes sociais de nicho mais aderentes ao seu segmento.

Blogs

O blog é uma peça central das estratégias de marketing de conteúdo, pois é a principal forma de atração orgânica de clientes no ambiente digital. A geração de conteúdo de qualidade, com periodicidade consolidada, em seu nicho de atuação, é uma forma muito eficiente de criar autoridade no seu segmento e de atrair o público de forma espontânea, no momento em que ele demanda pelo seu produto ou serviço. Um blog de qualidade, bem estruturado nos aspectos relacionados a SEO, é uma excelente forma de fortalecer a sua presença na Web!

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português. Trata-se de técnicas e procedimentos que tornam um site mais compreensível e relevante para os motores de busca — como o Google —, fazendo com que ele supere os concorrentes nos resultados, se possível posicionando-o em primeiro lugar para pesquisas relacionadas às palavras-chave mais relevantes do seu negócio.

É difícil pensar na internet hoje sem os mecanismos de busca. No Brasil, o Google representa cerca de 95% de todas as pesquisas online. Diante disso, não há como manter uma presença online consistente sem boas estratégias de SEO.

Guias de nicho

Os guias de nicho são sites que reúnem e fornecem recomendações sobre os mais diversos tipos de negócios, sejam eles online ou offline. No caso dos e-commerces, por exemplo, estar listado em sites de comparação de preços — como o Buscapé — é de grande importância para o fortalecimento da presença na Web.

Porém os guias locais são especialmente importantes para os negócios offline, ou seja, aqueles que têm as suas operações em estabelecimentos físicos e não na internet. Identifique os guias locais genéricos — Kekanto, Foursquare e Yelp — e administre a sua presença neles!

Mas não deixe de investir também nos guias de nicho, pois eles têm grande potencial para direcionar o fluxo de clientes para o seu estabelecimento. Exemplos: clubes de gastronomia e sites de compras coletivas de nicho.

Compra de domínios

A compra de domínios relacionados à sua área de atuação é uma estratégia que pode aumentar a sua autoridade e fortalecer a sua presença, quando feita de forma consistente. Se você atua, por exemplo, na área de nutrição esportiva, é ótimo que possua o domínio nutricaoesportiva.com.br, gerando nele conteúdo relevante sobre o tema, de forma crível e ética e direcionando visitantes para o seu site oficial.

Como está a presença da sua empresa na Web? Já utiliza alguma dessas práticas? Que estratégias são as mais eficientes no seu segmento? Deixe o seu comentário!

 

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