Blog

9 dicas práticas para melhorar a segurança das suas senhas

06 Mai 2020 • Leitura 5 min

As senhas já fazem parte da nossa rotina, seja para usar o celular, serviço de streaming, contas bancárias, sistemas empresariais, cartões de crédito, e-mails e tantos outros. São tantos números, letras e caracteres que surge o questionamento: como criar senhas seguras? 

Através do cuidado com as chaves de acesso, você pode aumentar o nível de segurança dos dados sensíveis da sua empresa e dos seus clientes. É fundamental que as empresas garantam que a segurança de dados dos clientes seja inviolável. 

A HostDime Brasil é líder de mercado há mais de 13 anos, prezando não só pela segurança física de seus dados em nosso Data Center. Mas também e principalmente – criando soluções personalizadas para garantir a segurança lógica de suas informações – sem brechas para ataques hackers, perca de dados ou acesso indevido à eles. 

Com nossa experiência, sabemos que garantir a segurança está nos pequenos atos cotidianos, como manter senhas atualizadas e seguras. Por isso, seguem dicas valiosas para que você não seja um elo fraco na segurança da informação de seus dados e dos dados da sua empresa:

1.Evite o uso de datas comemorativas e nomes de familiares: datas, principalmente de aniversário, são dados fáceis de serem obtidos e são requeridos na maioria dos cadastros em websites. Assim como, seu nome, nome da mãe, esposa ou filho. Evite utilizar senhas com essas informações. 

2.Não  guarde arquivos de senhas no seu computador: memorizar suas senhas é sempre o mais indicado a fazer, porém sabemos que nem sempre é possível. Não crie documentos online ou no seu computador com suas palavras-chave. Uma dica para ter uma cola segura das suas senhas é anotar em locais separados e seguros. 

3.Para as senhas, os dicionários podem ser inimigos: Evite senhas facilmente encontradas em dicionários, pois existem softwares de brute force que usam bancos de dados de dicionários – suas vertentes – para descobrir senhas.

4.Atenção ao seu antivírus: Mantenha sempre o seu antivírus atualizado! Evite, é claro, baixar softwares piratas, afinal eles podem até guardar os seus navios, mas pode ser que não façam o mesmo com o seu computador.

5.No caso de sistemas, evite o uso de usuários padrões: Procure não utilizar usuários com nomes padrões, como, por exemplo: “teste”, “test”, “adm”, “admin”, “administrador”, “administrator”, “manager” e outros. Aqui a criatividade também deve ser utilizada.

6.Ative a autenticação de dois fatores: A autenticação de dois fatores oferece uma camada adicional de segurança nos processos de login em dois momentos: o primeiro  momento é a sua senha propriamente dita. O segundo momento pode ser qualquer forma de confirmação, por exemplo, um SMS ou um código que é enviado para um e-mail. 

7.Opte por caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas: caracteres especiais são uma ótima opção para criar uma combinação aleatória que não faça “sentido lógico”.  Escolha uma sequência longa com pelo menos oito caracteres.

8.Evite usar a mesma senha em mais de uma conta: A prática de usar a mesma senha para várias contas e logins é muito comum, porém, pouco recomendada. Sabemos como é difícil lembrar de tantas senhas diferentes, por isso, uma dica é: pensar em uma senha padrão segura e alterar algum caractere ou alternar letras maiúsculas e minúsculas para diferenciar. 

9.Utilize cofres de senhas para facilitar o uso de vários acessos a contas:  O cofre de senhas gerencia as permissões de acesso aos dados sensíveis, sem que haja a exposição de informações confidenciais. Também é capaz de gerenciar atividades dentro do acesso concedido.

Sempre que possível, é importante revisitar essas dicas e entender se no seu cotidiano você já está aplicando práticas que mantenham a primeira camada de segurança de seus dados inviolável: a senha!

Para uma infraestrutura totalmente segura e soluções personalizadas para manter e monitorar, proativamente, a segurança de seus dados, entre em contato com um de nossos consultores (link para página de contatos). Ficaremos felizes em conversar sobre a sua estrutura e formas de otimizá-la, seja fisicamente ou virtualmente.

Posts
Relacionados

10 Jul 2020 • Leitura 6 min

As vantagens da cloud computing para a educação

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2020 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade