Blog

Por que empresas de segurança precisam tanto de armazenamento?

19 Jun 2019 • Leitura 5 min

Assim como os call centers precisam armazenar suas chamadas telefônicas por muito tempo, as empresas de segurança e vigilância também encaram desafios semelhantes com seus registros de câmeras de monitoramento.
Com equipamentos que gravam imagens ininterruptamente, 24h por dia, por meses a fio, e  a necessidade de manter esses registros seguros e disponíveis, as empresas precisam dispor de uma altíssima quantidade de armazenamento. Em alguns casos, essas imagens precisam ser guardadas por até dois anos, dependendo do estabelecimento protegido.  
Vamos fazer um exercício simples de imaginação. A Empresa  X, que presta serviços de monitoramento por vídeo, foi contratada por uma loja e instalou 7 câmeras de segurança no imóvel: uma no estoque, três no interior da loja e mais três no exterior. Ao fim do dia, essas câmeras gravaram 168h de imagens. Em uma semana, 1.176h. A cada mês, são 5.040h que precisam ser salvas. E, nisso, estamos tratando apenas de uma loja de um único cliente.
Para conseguir manter tanta informação segura e disponível – afinal, esses registros precisam estar à disposição quando solicitados -, é muito importante pensar e investir em soluções de armazenamento.
Dispositivos de storage, servidores, nuvem, soluções on-premise… existem diversas alternativas no mercado mas, antes de escolher uma, é necessário levar em consideração do que exatamente a empresa precisa, qual o tamanho da operação, o volume de dados que precisa de armazenamento e possível expansão dos negócios.

Soluções

Dispositivos físicos

Mais comuns e os primeiros a serem lembrados, esses equipamentos funcionam como HDs externos, armazenando dados de forma mais simples. Essa alternativa é mais indicada para negócios que só precisem de um banco de dados, ou seja, que não tenham a necessidade de ter um sistema operacional e de compartilhar esses dados com vários computadores.
Além da baixa disponibilidade, esses equipamentos também não oferecem segurança física e virtual e também pecam no fator escalabilidade, fundamental para segmentos de negócios com demandas crescentes por armazenamento.

Servidores

Uma opção que oferece mais vantagens são os servidores. Por terem sistema operacional, eles possibilitam que os dados sejam acessados, alterados e adicionados por computadores conectados a ele. Para companhias com alta demanda por armazenamento, optar por um modelo de servidor em rack é uma boa alternativa.
No entanto, aqui também cabe outra avaliação: se a infraestrutura da empresa oferece os recursos necessários (espaço físico, conectividade, climatização, sistema de prevenção de incêndio, segurança, entre outros) para alocar esse tipo de equipamento, qual seria o investimento necessário para adequar o ambiente e se existe a possibilidade de expansão desse ambiente para um crescimento futuro.
Caso a infraestrutura esteja inadequada, analisar alternativas de servidores dedicados terceirizados também é muito válido.

Cloud  

A solução de armazenamento em cloud computing vem ganhando destaque no mercado nos últimos anos. Com ela, os dados ficam armazenados no servidor do provedor da solução e podem ser acessados de qualquer lugar, virtualmente. Sendo uma ótima opção para empresas que prefiram não manter um data center em casa.
Mais prático e flexível, esse tipo de armazenamento permite que você aumente a capacidade conforme a sua demanda for crescendo. Mas também é preciso avaliar a quantidade de dados gerada pela sua empresa e comparar com a viabilidade de storage dessa solução, uma vez que, se a necessidade por espaço for extremamente volumosa, o custo benefício possa não ser tão vantajoso.

Storage On-Premise

Por último, temos também a solução de armazenamento on-premise como serviço. Com ela, a empresa não precisa adquirir os equipamentos de storage, investindo apenas na operação. O on-premise permite a liberação da estrutura física e oferece um alto poder de escalabilidade, ágil e muito prático.  
A solução também é muito mais eficiente quando o assunto é backup. Uma vez que, naturalmente, você vai precisar do dobro de espaço para conseguir manter uma cópia de todos os arquivos e dados. Assim, proporcionando um aumento considerável na disponibilidade e na segurança de suas informações.
Esse tipo de armazenamento também opera com as facilidades do cloud computing, na qual você pode optar por três tipos de nuvem: pública, privada ou híbrida. Na primeira, sua empresa pode usufruir dos benefícios da nuvem, mas não tem a liberdade de fazer alterações nas aplicações. Na segunda, a nuvem privada, a empresa tem acesso à escalabilidade e flexibilidade, e também tem o controle de todo o sistema direto de seu próprio local. Já na nuvem híbrida, são mescladas a flexibilidade de ter soluções de nuvem disponíveis em todo o mundo com a segurança de manter o sistema em seu data center.

Proteção de dados

Lembrando que, independente de qual solução for melhor para o seu negócio, todas elas precisam oferecer toda a segurança e proteção necessárias para os dados armazenados. Sistemas de disaster recovery, backups, planos de redundância de conectividade, monitoramento e gerenciamento constantes, redes alternativas de fornecimento de energia, além de todos os requisitos de segurança virtual.
São esses cuidados que também influenciarão na eficiência da solução e que são obrigatórios para se estar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em 2020.

Posts
Relacionados

16 Set 2021 Leitura 6 min

Atualize o Google Chrome para sua maior segurança! Novas falhas, incluindo duas de dia zero, foram encontradas

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies