Blog

As principais falhas de um e-commerce e como evitá-las

11 Mar 2020 • Leitura 5 min

Especialistas da HostDime Brasil esclarecem quais são as principais falhas que podem ser evitadas no seu e-commerce e quais boas práticas seguir para otimizar serviços para os seus clientes.

Uma boa descrição de produtos e fotos de qualidade em um e-commerce fazem toda a diferença para conquistar clientes na hora de uma compra, principalmente em momentos importantes como datas comemorativas que movimentam o comércio eletrônico. Mas quando aspectos técnicos, como lentidão, funções indisponíveis e falta de segurança ocorrem, é hora de redobrar a atenção para otimizar o serviço ao consumidor.

As principais falhas que podem afetar o seu e-commerce são alguns dos problemas que causam frustração e evasão de clientes da sua loja online, impactando diretamente nas vendas. Para minimizar erros e prejuízos no seu negócio, nosso time de especialistas #DataGeeksHDBR separou as melhores práticas para você evitar falhas, manter as vendas em pleno funcionamento e garantir uma experiência sempre positiva para os clientes.

1 – Site lento ou funções não disponíveis

As imagens e estruturas de desenvolvimento do seu site, caso não estejam otimizadas, podem gerar mais lentidão na hora do carregamento de páginas. Porém, os servidores e sistemas que operam seu e-commerce também são fundamentais para evitar que o site fique lento.

#DataGeeksHDBR explicam:

De acordo com Luiz Cláudio, desenvolvedor de negócios, “quanto maior a latência, mais lenta a conexão fica e não adianta às vezes você ter uma largura de banda, você vai ter um tempo de resposta maior até chegar da sua estação de trabalho até a aplicação onde está o seu servidor”, explica o especialista.

Além disso, quem opera serviços online deve estar sempre preparado para qualquer imprevisto que possa vir a ocorrer com os sistemas do e-commerce, principalmente no caso de conexões. Roni Freire, gestor comercial, esclarece que em um data center a alta disponibilidade é garantida por uma convergência de links responsável por manter o seu negócio sempre ativo. “Se por uma eventualidade, tem uma indisponibilidade em um lado, a convergência é justamente esse bypass de forma automática, em milissegundos, onde o cliente não tem a percepção de um downtime”, conclui o gestor.

2 – Aplicar planos que não são adequados para o seu tipo de negócio

Cada empresa tem seu segmento de atuação, ou seja, o que funciona para um tipo de negócio dedicado a vendas para empresas pode não ser o ideal para o comércio voltado diretamente aos consumidores. Neste caso, soluções personalizadas que buscam atender demandas específicas de escalabilidade e crescimento do seu negócio são importantes para evitar erros de planejamento e logística no seu e-commerce.

#DataGeeksHDBR explicam:

Ráonny Santos, arquiteto de infraestrutura, ressalta que os serviços em nuvem são uma peça-chave em momentos que a sua loja online precisa de mais estrutura, desempenho e máquinas para atender um grande fluxo de campanhas.

“Se você já tem um determinado conjunto de equipamentos e necessita de uma ampliação, é possível fazer uma ampliação lógica quanto física, onde se pode adicionar mais equipamentos ou fazer um upgrade de desempenho. Em termos de escalabilidade, a estrutura precisa estar pronta para receber mais equipamentos e fazer uma ampliação daquele cenário”, explica o especialista. Neste caso, uma estrutura de data center parceiro se torna importante para a organização de equipamentos e para o armazenamento de disco.

3 – Não garantir a segurança do seu negócio e dos seus clientes

Entre as principais fraudes que mais ameaçam consumidores e negócios estão os ataques de phishing e clonagem de sites, em que simulam a página original ou identidade visual de um e-commerce; assim como ataques de negação de serviço (DDoS), em que há um grande volume de tentativas para sobrecarregar e indisponibilizar o funcionamento do site.

#DataGeeksHDBR explicam:

Para evitar fraudes e oferecer mais proteção aos dados dos clientes, Clauderson Freire, administrador de sistemas, destaca que o ideal é “manter seus sistemas atualizados, sempre manter senhas seguras nas suas aplicações e adicionar um certificado SSL no seu domínio, que é uma forma de validar a sua empresa e também o seu site contra os fraudadores e contra as cópias da sua loja”.

Outro ponto importante para consolidar a segurança no e-commerce, segundo Igor Andrade, analista de segurança, é na hora de contratar soluções. “Desde o princípio da contratação de um servidor ou um serviço, seja na nuvem, ou físico, como um bare metal, existem cuidados a serem pensados na hora desse tipo de contratação, tanto a nível de serviço quanto a nível de sistema operacional, como a parte de endurecimento, hardware, implementação de firewall e políticas dentro desse serviço. Todos esses âmbitos tem que ser validados antes da implementação de qualquer aplicação que esteja exposta na internet”, explica o analista.

Qual o caminho para colocar em prática as melhores soluções?

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce no Brasil deve crescer 18% este ano, em relação a 2019. Com usuários cada vez mais conectados e inseridos no cenário digital, é fundamental a preocupação em oferecer sites otimizados para mobile, velocidade no carregamento de páginas e serviços sempre disponíveis e seguros na sua loja online.

Neste caso, o caminho para garantir uma jornada completa e segura para os consumidores no seu e-commerce é contar com o apoio de uma equipe técnica, como um profissional de TI, para realizar medidas preventivas e aplicações de segurança e atualização constante para os seus sistemas.

Na HostDime Brasil, nosso suporte técnico especializado atua 24 horas, durante todos os dias, independente de datas comemorativas, feriados ou períodos do ano. Mais do que estar sempre disponível para a resolução de problemas, nossa equipe atua diariamente na prevenção de ataques e desenvolvimento de soluções para evitar falhas técnicas no seu serviço. Clique aqui e saiba como a nuvem oferece suporte, autonomia, escalabilidade, segurança e disponibilidade para o seu e-commerce.

Posts
Relacionados

03 Abr 2020 • Leitura 6 min

Boletim HDBR: acompanhe as principais medidas realizadas pelo Governo para o combate aos efeitos do coronavírus na economia brasileira

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2020 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade