Blog

Backup: Não damos o devido valor até que precisamos dele

25 Fev 2012 • Leitura 5 min

Água mole, pedra dura, tanto bate… É, pode ser redundante falar sobre a importância do backup em qualquer ambiente, entretanto verificamos todos os dias que além de não serem seguidas dicas fundamentais de segurança como: utilização de senhas seguras, login somente a partir de ambientes seguros, uso de scripts atualizados, etc, o backup não é feito pela maioria dos usuários de hosting. Há um pensamento/cultura de que a empresa de hospedagem deve ser responsável por isto, o que não é verdadeiro e não ocorre. As empresas de hosting fazem backup apenas por segurança e para serem utilizados em eventualidades e não garantem a integridade do mesmo a menos que estejamos falando de um serviço de backup ou com alguma proteção de backup contratada.
A grande verdade é: Backup é nossa responsabilidade como cliente ou usuário. Todo usuário de hosting deve manter backup atualizado de seus arquivos, banco de dados e e-mail, independente do serviço utilizado ou prestador.

Fullbackup do cPanel

O cPanel possui uma ferramenta poderosa de backup que gera um arquivo com backup completo da conta que pode ser restaurado em qualquer outro servidor com cPanel ou se necessário você pode a partir deste arquivo obter backups de sua conta. Veja como realizar o fullbackup de sua conta aqui:
[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=jj9DRyiqvsY’]
Em ambiente compartilhado (hospedagem e revendas) existem restrições de horários para geração de fullbackup em nossos servidores:
Não permitido: De segunda-feira a sábado até as 22:00.
Permitido: De segunda-feira a sábado de 22:00 as 06:00AM e todo o domingo.

Qual deve ser a periodicidade do meu backup?

Se você hospeda um site estático que não tem atualizações periódicas, não possui banco de dados e utiliza apenas o serviço de e-mail, não há necessidade de realizar fullbackup com frequência, pois abaixo explicamos como fazer o backup apenas de contas de e-mails em seu próprio computador. Recomendamos que o fullbackup seja feito a cada 30 dias.
Se você possui um site dinâmico, mas que apenas o banco de dados possui atualização constante, você pode fazer o fullbackup de sua conta a cada 15 dias (recomendado) ou 30 dias e a cada semana baixar apenas o backup do banco de dados, isto pode ser feito através da opção de Exportação no phpMyAdmin presente no cPanel ou através da opção “Backup” no cPanel de sua conta, onde são exibidos todos os bancos de dados da conta com o link do backup disponível.
Se você possui um site com atualizações constantes de arquivos, bancos de dados e necessita de backup dos e-mails, recomendamos que a cada semana seja realizado um fullbackup. Entretanto, veja abaixo a questão sobre o uso de POP3 e IMAP nos e-mails.

Backup de E-mails

Muitos clientes utilizam POP3 ao invés de IMAP como serviço de e-mail, assim as mensagens são baixadas do servidor e removidas, quando no IMAP são baixados apenas os cabeçalhos das mensagens e as mesmas permanecem hospedados no servidor, por este motivo nós recomendamos IMAP em contas de e-mail críticas.
Se você não usa cliente de e-mail, faça o backup dos seus e-mails através do fullbackup. Já se você utiliza cliente de e-mail, independente de utilizar IMAP ou POP3, embora POP3 não traria muita segurança, pois seria um backup duplo em seu computador, a não ser que seja salvo em um disco externo. Utilizando IMAP você pode através do seu cliente de e-mail a cada 7, 15 ou 30 dias dependendo de quão critica e atualizada é sua conta de e-mail, fazer uma cópia das mensagens, exportá-las facilmente através da função “Exportar” que geralmente está presente no menu “Arquivo” em seu cliente de e-mail ou realizar uma copia da sua pasta de e-mail IMAP que está no nosso servidor para seu computador local.

Revenda de Hospedagem

Se você é revendedor com muitas contas, existem 2 alternativas para os backups: Orientar seu cliente de como realizar o fullbackup e informá-lo da importância disso, ou tomar as rédeas da situação e você mesmo realizar o backup de todas as suas contas e armazená-las em seu computador, inclusive podendo cobrar ao seu cliente adicional por isto.
Se você possui muitas contas, certamente isto não seria viável, nestes casos recomendamos analise de um upgrade para VPS ou Servidor Dedicado, independente do escolhido lembre-se de contratar o serviço de backup (veja abaixo) e orientar ao seu cliente que mesmo você tendo backup é importante que ele também tenha, pois imprevistos ocorrem e falhas de hardware na maioria das vezes não podem ser previstas.

VPS

Se você possui um VPS, não há a opção de colocar um HD secundário. Geralmente a saída é realizar os backups no disco principal, o que, além de comprometer o espaço de seu VPS, pode ser muito perigoso, pois em caso de um ataque root seus backups podem ser perdidos assim como as contas hospedadas. Neste caso, orientamos ao cliente que contrate nosso serviço de backup remoto via FTP, totalmente compatível com o WHM. Com isto, os seus backups estarão em um servidor remoto e seguros de possíveis invasões ao seu servidor. Lembre-se de orientar seus clientes que mesmo você oferecendo a possibilidade de backup, o mesmo deve fazer o seu próprio backup, afinal segurança nunca é demais, não é mesmo?

Servidor Dedicado

Se você possui um servidor próprio, é imprescindível que você tenha uma forma de backup. É recomendado que todo servidor dedicado possua um HD secundário com no mínimo o mesmo espaço do HD principal para que sejam realizados os backups do cPanel, pois em casos de falha no HD principal, o HD secundário será utilizado para restauração. Se você desejar algo mais seguro, implemente o backup remoto via FTP, assim você terá seus backups mais seguros em caso de um ataque root. Se você possui ambiente critico, recomendamos RAID-10, assim você terá hardware menos suscetível a falhas. Lembre-se de orientar seus clientes que mesmo você oferecendo a possibilidade de backup, o mesmo deve fazer o seu próprio backup.

Conclusão

Acredite quando digo que não é dada a verdadeira importância ao backup e só quando precisamos dele é que entendemos que não era tão dispendioso realizar os backups ao invés de perder tudo ou perder atualizações importantes. As dicas acima podem ser redundantes ou genéricas, mas se seguidas a risca e utilizadas como principio para adaptá-las a cada necessidade, você terá um ambiente mais seguro e poderá ter noites de sono melhores.

Posts
Relacionados

02 Ago 2021 Leitura 6 min

Por que a latência é essencial para a sobrevivência do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies