Blog

Como manter a segurança da informação no home office

27 Mar 2020 • Leitura 5 min

Confira 5 dicas de segurança digital para proteger as informações do seu trabalho durante o período de trabalho remoto.

Neste ano, a Covid-19 trouxe para as empresas brasileiras a necessidade imediata de implantar uma rotina de trabalho. De acordo com levantamento da Hibou em parceria com a Indico, já são 59,9% dos brasileiros trabalhando em home office. Mas como proteger os dados da sua empresa quando se está fora do escritório?

A gestão de segurança da informação é um conjunto de princípios que busca garantir a confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade na tratativa de dados. Em cinco dicas essenciais, confira como manter a proteção de dados no home office.

1 – Continue a realização de backups

Se você deseja manter o seu negócio protegido contra qualquer imprevisto, é necessário manter a rotina periódica de backups. Especialistas explicam que uma parceria com um data center é uma alternativa para empresas que desejam armazenar suas cópias de segurança regularmente de forma automática na nuvem.

A medida facilita não só o acesso remoto às informações direto do home office, como também garante alta eficiência e proteção em uma infraestrutura preparada, em segurança física e lógica, para realizar este processo.

2 – Atualize sistemas e aplicativos

Instalar apenas sistemas e apps originais é fundamental para a segurança dos dados armazenados no computador, smartphone e outros gadgets. Constantemente, os softwares são atualizados para evitar os riscos de vazamento de dados e brechas que hackers encontram para roubar dados.

Dessa forma, você deve estar atento e sempre atualizar seus sistemas e aplicativos a cada atualização desenvolvida. Mas lembre-se: confira se a fonte que notificou a atualização é confiável e se, de fato, é a criadora do sistema. Desconfie de links, notificações ou e-mails suspeitos que possam surgir e que destoam dos padrões básicos de comunicação do software.

3 – Conecte-se a uma rede segura

Diversos ataques virtuais de hackers estão utilizando roteadores de internet e informações sobre o novo coronavírus para roubar informações de sistemas. Certifique-se de que o roteador da sua casa está com as configurações atualizadas e com uma senha segura.

Além disso, sua gestão de TI pode estar um passo a frente na prevenção de ameaças cibernéticas e evitar que criminosos consigam acessar informações sigilosas. As alternativas mais recomendadas para o tráfego seguro de dados entre os colaboradores da sua empresa é utilizar soluções na nuvem, que contam com medidas de cibersegurança e um suporte técnico 24h em caso de imprevistos. Outra opção é criar uma rede privada virtual (VPN) para garantir a criptografia na troca de informações da empresa.

4 – Utilize senhas fortes

Já pensou se, por um descuido, você se torna o elo fraco da sua empresa? Utilizar senhas fortes, incluindo mecanismos de autenticação por dois fatores, garantem uma camada extra de segurança e dificulta o acesso de hackers nas contas utilizadas.

Também evite deixar senhas salvas no computador ou no navegador. Senhas fortes podem ser mais difíceis de decorar, mas uma solução para isso são cofres de senha que podem facilitar sua vida durante o home office e que pode continuar como um hábito de segurança após o término do trabalho em casa.

5 – Fique atento à comunicação on-line

Recebeu uma mensagem em que um colaborador da sua empresa pede informações sigilosas, descumprindo regras de segurança? É hora de desconfiar e estar atento aos ataques de phishing em e-mails e outras ameaças on-line via apps de mensagens.

Se a sua empresa opta por apenas utilizar e-mail, siga as normas e verifique se o remetente e destinatário estão corretos. Caso ainda haja dúvidas, solicite que o remetente confirme alguma informação interna para que a comunicação possa prosseguir, recomendando o cumprimento dos padrões da empresa para dar continuidade. Nesta comunicação, evite dar informações que não são necessárias para a resolução de um problema.

Garanta a segurança sem sair de casa

Se você ainda está no período de adaptação para o home office, aproveite as dicas para que elas se tornem hábitos de segurança na sua rotina. Agora, pequenas e médias empresas veem que o cenário de transformação digital não é um diferencial, e sim uma necessidade para oferecer qualidade e segurança aos clientes.

Data centers são um serviço essencial para dar suporte aos brasileiros em todas essas e outras atividades que precisam de agilidade e pleno funcionamento durante o isolamento social no país. Na HostDime Brasil, utilizamos a segurança da informação como prioridade para entregar soluções personalizadas de acordo com as demandas do seu negócio.

Descubra a melhor solução para o seu negócio em um data center nacional e tire suas dúvidas com um especialista HostDime clicando aqui.

Posts
Relacionados

14 Jul 2021 Leitura 6 min

HostDime Brasil é apontada como estrela em ascensão em relatório internacional.

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies