Blog

Como vencer os desafios da educação a distância com a tecnologia?

18 Mai 2020 • Leitura 5 min

Conheça os pontos essenciais para superar obstáculos da educação a distância no Brasil e como soluções de tecnologia podem contribuir para a melhoria da EaD.

Alunos conectados, professores dando aulas em plataformas on-line e pais acompanhando a evolução dos filhos. Esta é uma rotina ideal da educação a distância (EaD), modalidade de ensino em que recursos tecnológicos são os mediadores para o acesso a conteúdos, atividades e interação entre alunos e professores em uma plataforma digital de ensino.

Aos poucos, a EaD foi sendo implementada da educação básica a profissional no Brasil, superando lentamente seus desafios. Porém, o cenário da pandemia, com aulas presenciais suspensas, tornou a sua aplicação uma prioridade para evitar atrasos e impactos negativos na formação dos alunos.

Qual o primeiro passo para ter o domínio da tecnologia na educação? Como enfrentar as dificuldades tecnológicas, pedagógicas, culturais e de gestão em um período de crise? Confira neste artigo como a tecnologia pode contribuir para a melhoria da educação a distância.

Quais são os principais desafios da EaD no Brasil?

Assim como a educação presencial, a modalidade EaD também exige uma integração entre gestores, professores, alunos e pais e responsáveis em todo o processo de ensino. Apesar disso, a educação a distância requer uma dinâmica completamente diferente do que já estamos habituados na sala de aula.

Conheça os 5 principais desafios da educação a distância, sob o ponto de vista tecnológico:

1. Acesso à tecnologia: para os alunos, as dificuldades em ter equipamentos e internet são uma barreira para a EaD em casa. Para os professores, é necessário o suporte de soluções de TI e acesso a equipamentos que viabilizam o ambiente de aulas no digital.

2. Competências e habilidades: o corpo docente precisa estar em constante aprendizado para ter o domínio das ferramentas tecnológicas e criar um planejamento de EaD de qualidade.

3. Particularidades de ensino: são necessárias soluções pedagógicas que atendam às necessidades de relações sociais no ensino básico, principalmente da educação infantil.

4. Mudanças culturais: o medo do novo pode gerar um bloqueio quanto às mudanças comportamentais que incluem a tecnologia no processo educacional.

5. Baixos investimentos: o incentivo de gestores nos setores públicos e privados são imprescindíveis para ampliar o acesso à tecnologia e capacitar professores, sendo necessária a iniciativa dos gestores para aproximar equipes de TI e docentes.

A longo prazo, estes desafios se tornam uma fonte de investimentos essencial para agregar valor aos profissionais e às instituições nesta nova realidade da educação no Brasil e no mundo.

É possível vencer os obstáculos da educação a distância?

A tecnologia é uma parceira para o desenvolvimento e inovação em todos os setores e, na educação, ela é mais do que a mediação para alunos e professores. Investir na capacitação dos professores é uma solução para que eles tenham o domínio das ferramentas e também possam ensinar aos alunos como incluir a tecnologia no dia a dia de forma consciente.

Dessa forma, a EaD se desprende dos modelos de aula presenciais e demanda um planejamento para o ambiente virtual que considera a importância de: atividades interativas on-line, acompanhamento escolar em plataformas de ensino ou apps para os pais e responsáveis, e dinâmica flexível para a nova rotina de estudos.

Por exemplo, a flipped classroom, ou sala de aula invertida, representa a facilidade e autonomia que a EaD traz para a educação. Nela, alunos assistem às aulas gravadas pelo professor na plataforma de estudos e, após a conclusão, o professor define uma data e horário com os alunos para uma aula ao vivo, onde poderá tirar dúvidas, comentar os temas em discussão e extrair o conhecimento integral desta experiência.

Ampliar o conhecimento sobre as novas tecnologias que vão estar cada vez mais consolidadas futuramente se torna uma necessidade. Se antes os investimentos de TI de escolas e faculdades eram voltados apenas para o acompanhamento do histórico dos alunos e para o armazenamento de dados e gestão, agora é hora de ter um planejamento que dê suporte a todo o processo de aprendizado dos alunos.

Contar com parceiros estratégicos pode ser uma saída para que você tenha uma infraestrutura de ponta e soluções especializadas de TI para suas demandas, sem precisar começar tudo do zero. A nuvem pode ser sua aliada para otimizar custos e garantir segurança e disponibilidade.

Como potencializar a EaD na nova realidade da pandemia?

Os 5 principais desafios da educação a distância listados neste artigo foram resultado do papo ao vivo da HostDime Brasil com o nosso parceiro de sucesso Giovanni Farias, CEO da GFarias Educação e Doutor em Educação.

Na live, nosso convidado comenta os investimentos indispensáveis para superar os obstáculos e os caminhos para novas rotinas de aprendizagem com a tecnologia. Assista aos destaques:

Com uma parceria de tecnologia, você encontra soluções personalizadas para as novas demandas de TI da sua instituição de ensino. Fale com um especialista HostDime e desenhe o ambiente ideal para sua empresa.

Posts
Relacionados

10 Jul 2020 • Leitura 6 min

As vantagens da cloud computing para a educação

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2020 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade