Blog

Contratar um serviço de Data Center no Brasil ou no exterior: qual a melhor escolha?

08 Abr 2020 • Leitura 5 min

Entenda porque serviços nacionais de data center são uma solução para evitar o regime tributário diferenciado e a variação do dólar que incidem nos serviços importados de cloud computing, colocation e servidor dedicado.

Os altos custos de manutenção de um data center próprio geram mudanças nas empresas para encontrar uma solução completa que otimize recursos e gastos. Em uma infraestrutura especializada para o armazenamento e processamento de dados, é possível garantir segurança e disponibilidade a partir de serviços de computação em nuvem, colocation e servidor dedicado.

Mas esse passo pode gerar dúvidas para negócios que buscam a melhor escolha em uma parceria de tecnologia: contratar um serviço de data center no Brasil é mais vantajoso que uma operação no exterior? Confira como funciona a tributação dos serviços contratados fora do país e entenda como esta importação e a variação do dólar podem afetar as finanças da sua empresa.

Data center no exterior: o que é pago pela prestação de serviço?

Em 2014, a Receita Federal oficializou, no Ato Declaratório Interpretativo (ADI) nº 7, que os valores referentes à disponibilização de uma infraestrutura de data center contratada no exterior devem ser considerados como prestação de serviços. Mas como isso impacta na tributação a ser paga pela sua empresa?

O regime tributário deve ser cumprido com o recolhimento de todos os impostos, seja você pessoa física ou empresa brasileira contratante do serviço. Entre os impostos destacados no ADI nº7, estão:

  • Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) – 15%;
  • Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide/Royalties) – 10%;
  • PIS/Pasep (Importação) – 1,65%;
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins/Importação) – 7,6%.

Além disso, há a incidência de impostos, como:

  • Imposto sobre operações financeiras (IOF) – 0,38% ou 6,38% se pago com cartão;
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) – 2 a 5%.

Os gastos podem aumentar aproximadamente 45% no valor final do serviço, com a necessidade de registrar uma declaração sobre a transação no Siscoserv, o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. A obrigação de recolher os tributos é de quem contratou, e o não recolhimento dos mesmos gera um contencioso fiscal perigoso, pois a multa chega a 100% do valor não recolhido.

A variação do dólar também impacta no valor final

Desde os primeiros meses do ano, a instabilidade na economia começou a ser uma preocupação para quem paga serviços de data center em dólar. O impacto econômico da Covid-19 reforça a constante variação da moeda, com recordes e quedas que continuam a se manter acima dos R$ 5.

A cada mês, a oscilação cambial afeta diretamente os preços das soluções estrangeiras. Além do cenário de crise, a falta de estabilidade para o cálculo dos custos pode trazer efeitos negativos para o orçamento e continuidade dos negócios.

Data center no Brasil é a melhor escolha?

Empresas que contratam serviços no exterior precisam estar atentas ao regime tributário e acompanhar a variação do dólar. Sem uma previsibilidade, a surpresa todo mês pode ser recorrente e trazer dificuldades para a gestão financeira da empresa. Por outro lado, as soluções de data center no Brasil contam com inúmeras vantagens que contribuem para fomentar o mercado e a tecnologia nacional.

Na HostDime Brasil, você acompanha todos os impostos e contribuições já inclusos no valor final, com a emissão da nota fiscal e um suporte financeiro pronto para ajudá-lo em qualquer dúvida. Com o pagamento em real, você fica mais tranquilo sabendo que a instabilidade do dólar não causará variação e dor de cabeça no seu orçamento mês a mês.

Sua empresa pode evitar impostos e preços altos com um planejamento financeiro mais estável e ambiente de TI em Data Centers premiados, modernos e com alta disponibilidade no Nordeste ou São Paulo.

Converse com um especialista HostDime e desenhe a solução sob medida para sua empresa.

Posts
Relacionados

04 Mar 2021 Leitura 6 min

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies