Blog

Disaster Recovery: o guia para a continuidade de negócios

17 Jan 2020 • Leitura 5 min

Imagine que você perdeu a chave do seu carro, procurou em todos os lugares e não a encontrou. Porém, você sabe onde guardou a chave reserva e ela salvou você de perder a hora para o trabalho. Agora imagine a mesma situação após um desastre no data center local da sua empresa, em que todos os dados foram perdidos ou corrompidos.

O Disaster Recovery (DR), também conhecido como recuperação de desastres, é a sua chave reserva no universo de TI para a continuidade de negócios após catástrofes, desastres ou incidentes que podem causar a indisponibilidade total dos arquivos.

Incêndios, desastres ambientais, ameaças cibernéticas e falhas humanas ou nos equipamentos são alguns dos riscos que precisam ser analisados previamente no seu plano de recuperação de desastres. Confira as principais medidas para que o planejamento de soluções do seu negócio seja executado de maneira efetiva.

Este é o tipo de DR que você vai querer

Não queremos que você brigue com ninguém por causa do plano de disaster recovery. Por isso, desde o início do planejamento, as equipes de negócios e de gestão de TI devem estar juntas para avaliar as ferramentas necessárias de recuperação para as aplicações da empresa.

Para o disaster recovery, as equipes precisam:

  • mapear os ativos e redundância de redes;
  • analisar os riscos e as vulnerabilidades para o processo de recuperação;
  • identificar os impactos nos custos do negócio;
  • criar e capacitar uma equipe específica para a recuperação de desastres;
  • testar o plano e mantê-lo sempre atualizado.

O plano vai além de ser apenas um documento porque ele será utilizado a qualquer momento no caso de um imprevisto que ocorra no seu data center local. A elaboração das estratégias de disaster recovery precisam ser detalhadas para que a solução escolhida seja a mais adequada de acordo com os componentes e aplicações da empresa.

Discutindo a relação e a continuidade do negócio

Além de manter os arquivos seguros e com alta disponibilidade em outro local, outro objetivo do disaster recovery é replicar os arquivos com o mínimo de perda de dados possível.

Independente da forma escolhida, como uma estratégia de DR física ou em nuvem, o backup dos dados deve ser realizado e concluído de forma efetiva com uma infraestrutura que ofereça suporte completo, meio adequado e tempo hábil para a rotina de cópias de segurança.

O parceiro ideal para superar qualquer desastre

Uma opção para o plano de recuperação de desastres é contar com parceiros dedicados à segurança do seu negócio.

Hoje, certificações e padrões de segurança física e lógica são um diferencial na hora de escolher um data center confiável para gerenciar sua estratégia de DR. Ao optar por um parceiro, fique atento às certificações de qualidade dos serviços de data center e normas ISO para serviços de TI e gestão de segurança da informação.

Na HostDime Brasil, investimos tempo no monitoramento, atualizações e proteção contínua e redundante para o sucesso do seu plano de recuperação de desastres. De forma personalizada e com estrutura e equipes certificadas, garantimos um ambiente completo e seguro para proteger os dados da sua empresa contra qualquer incidente.


Clique aqui e converse com um de nossos especialistas e saiba a solução ideal de disaster recovery para o seu negócio.

Posts
Relacionados

04 Mar 2021 Leitura 6 min

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies