Blog

Enkompass ou não? Eis a questão! – DimeNews

21 Jan 2012 • Leitura 5 min

O lançamento do Enkompass foi cercado de muito mistério e apreensão. Por diversas veses a equipe do cPanel.net postergou o seu lançamento e fez com que poucos webhosters se interessassem em utilizá-los como uma alternativa ao tão famoso Plesk para plataformas Windows. Mesmo assim, algumas – poucas – empresas se aventuraram e passaram a adotar o Enkompass como plataforma oficial de seus servidores com o SO da Microsoft instalado, porém os recorrentes problemas da plataforma e o baixo conhecimento das equipes que lidavam com o sistema nas empresas, tornaram a volta para o Plesk um caminho quase que obrigatório.
Como alguns devem saber, depois de alguns testes e tentativas de comercializar o Enkompass, o vice-presidente da cPanel Ben Thomas oficializou o insucesso da plataforma e anunciou que, a partir de então, o sistema seria oferecido através de licenças gratuitas  a partir de outubro/2011. Um dos principais motivos – e que não provocou surpresa em muitos – foi devido às vendas que não atenderam as expectativas da companhia. Apesar de ser um painel atualmente gratuito, existem muitos pontos negativos que devem ser levados em consideração para uso comercial. Confira a lista que preparei:

Por quais motivos eu não devo usar o Enkompass?

  • Acesso Burocrático ao Painel: O acesso ao painel deve ser feito apenas pelo endereço do servidor, não pelo domínio/conta criado.
  • DNS Complicado: Não é possível realizar modificações DNS no servidor.
  • Definição de MailServer Manual: Ao criar uma conta, é preciso informar o servidor de e-mail que será utilizado.
  • Delay no Primeiro Acesso ao FTP: O acesso ao FTP não ocorre de forma imediata (assim que a conta é criada). Leva em média 10 a 20 minutos para que o acesso seja liberado.
  • Sem Configuração Inicial Automática: Não é possível definir/criar uma página padrão quando a conta é criada. Isso precisa ser feito manualmente através do FTP.
  • Lentidão e Paralisia: Os serviços são extremamente lentos e em alguns momentos inclusive é necessário a reinicialização. O mesmo ocorre com os componentes ASP que vez ou outra precisam ser reiniciados manualmente.

Conclusão

O painel é promissor e a equipe do cPanel tem qualificação suficiente para trabalhar e realizar melhorias nas versões atualmente disponíveis. Outro ponto interessante: Para que isto ocorra de forma mais rápida, provavelmente o período gratuito tenha sido oferecido para que as funções possam ser testadas em produção no maior número de hosts possível, com o objetivo que estes usuários enviem reports e solicitações de melhorias para que em um futuro não tão distante o Enkompass seja tão bom quando o WHM/cPanel.

Posts
Relacionados

04 Mar 2021 Leitura 6 min

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies