Blog

Expansão do Cloud Computing e o esvaziamento dos escritórios

15 Dez 2020 • Leitura 5 min

Há alguns anos a vice-presidente da HostDime Brasil, Suellen Montenegro, escreveu um texto em que previa que a computação em nuvem mudaria a forma de trabalho, de modo que as tradicionais salas de escritórios ficariam vazias. Com a pandemia esse processo foi acelerado. As pessoas se viram rapidamente em uma transformação digital da rotina.

Resgatamos esse texto para mostrar como faz parte da nossa essência viver no futuro.  A seguir leia o texto na íntegra: 

Pessoas nos corredores, reuniões constantes e conversas jogadas fora eram cenas facilmente vistas nos escritórios tradicionais. Mesas decoradas e o cheiro do café nas grandes empresas tornar-se-ão lembranças num futuro bem próximo. Isso será possível pois a computação em nuvem tem permitido que dados sejam transmitidos e distribuídos de maneira contínua, possibilitando às empresas acessarem e utilizarem o conteúdo gerado no momento em que são criados, independente do local onde os mesmos tenham sido inseridos.

A nuvem traz à mesa a discussão sobre a mudança na forma de trabalhar e no comportamento da sociedade. Enquanto algumas empresas usam dessa flexibilidade para atrair diferentes profissionais para trabalharem remotamente através de tablets e laptops, em novas estruturas chamadas coworking, um número muito maior está abrindo mão do espaço físico para transformarem a relação de trabalho unicamente remota, onde a tecnologia tem lançado diariamente recursos que facilitam essa interação.

A demanda das empresas nem sempre é linear, ou seja, o uso e a alocação de recursos depende de cada setor e a contratação dos serviços pode acontecer de maneira gradativa, de acordo com a necessidade de utilização, essa elasticidade é permitida na computação em nuvem e tem como consequência uma maior eficiência das empresas. A variedade de aplicativos tem facilitado o acesso a todos os tipos de empresas, desde escolas, escritórios de arquitetura, agências de publicidade, e, de acordo com as demandas, são oferecidos serviços que podem crescer de maneira gradativa.

A consequência dessa tecnologia é refletida diretamente no mercado imobiliário, pois a substituição de escritórios pelo conhecido “home office” é um fato que temos acompanhado diariamente nas demandas dos clientes que contratam escritórios de arquitetura, somada à crise que o Brasil vem enfrentando nos três últimos anos, temos percebido uma oferta de salas comerciais e escritórios para alugar cada vez maior. 

Essa nova maneira de trabalhar não é privilégio dos profissionais autônomos e de empresas privadas, muitos órgãos públicos, especialmente visto no judiciário, têm adotado essa iniciativa, proporcionando aos servidores uma maior flexibilidade, evitando problemas diários com congestionamentos e stress, que, muitas vezes, interfere na concentração dos funcionários. Abaixo seguem motivos que disseminam o aumento do uso do home office:

  1. Melhor uso do tempo: congestionamento é tempo jogado no lixo e este tem se tornado o nosso bem mais precioso, por esse motivo temos usado muitos recursos na nuvem que nos permitem otimizar o dia a dia, como aplicativos de bancos, aplicativos de viagens, aplicativos de mercado online e os escritórios virtuais;
  2. Redução de custos: é oneroso manter um escritório. Aluguel, impostos (IPTU, TCR, alvarás), energia elétrica, segurança, limpeza e manutenção tem feito com que algumas empresas abram mão desse espaço para enxugar as despesas.
  3. Qualidade de vida: tem-se falado muito sobre o excesso de trabalho, sobrecarga emocional, stress laboral e depressão. Esses fatores têm levado muitas pessoas a optarem pelo trabalho em casa, pois a otimização do tempo permite às pessoas iniciarem atividades antes negligenciadas, como exercícios físicos, momentos de lazer, dar atenção à família e tudo isso é colocado na balança na hora de optar por trabalhar em casa.

A junção desses fatores fez com que houvesse um cuidado especial com aquele espaço antes ocioso, usado apenas como depósito ou como um absorvedor de móveis velhos e fora de moda. O que antes era deixado de lado, tornou-se prioridade e objeto de desejo de quem sonha em trabalhar nas nuvens!

Suellen Montenegro também é arquiteta, responsável pela estrutura do nosso Data Center, além de estar sempre conectada com o futuro.

Conheça as soluções da HostDime e faça parte da transformação digital. Fale com um dos nossos especialistas.  #vemprofuturo

Posts
Relacionados

04 Mar 2021 Leitura 6 min

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies