Blog

Google Chrome deve passar Firefox até o final do ano

03 Out 2011 • Leitura 5 min

Desde que foi lançado em Setembro de 2008, o Google Chrome – navegador web da maior empresa de internet no mundo – tem gerado expectativas quanto à sua adoção e capacidade de crescimento. Com uma interface “limpa” e com complementos que deixam o navegador com funcionalidades que também podem ser encontradas para o Mozilla Firefox, o browser do Google ganha pela sua leveza e capacidade de rápido uso sem que sobrecarregue os recursos do computador.
Ao completar 3 anos do Chrome, a companhia iniciou uma campanha de marketing e divulgação do Google Chrome no Brasil, patrocinando o horário nobre de emissoras como a Rede Globo, com comerciais intuitivos que demonstram a capacidade de utilização da plataforma – além de sua integração com outros produtos, como o Gmail e YouTube (veja o vídeo no final deste artigo).

O crescimento

Segundo dados disponibilizados pela consultoria StatCounter, o Google Chrome teve um crescimento de mais de 50% apenas em 2011. Quando analisados os últimos 12 meses, o crescimento é ainda maior: mais de 100%, o que garante a terceira posição global para o produto. Por outro lado, o Internet Explorer e o Firefox têm cada vez menos usuários, tendo respectivamente 12% e 11% de perda neste ano. Analisando os últimos 12 meses, a perda é de 20% para o navegador da Microsoft e 14% para o Firefox.
Atualmente o Internet Explorer ainda lidera com 41,6% de mercado, seguido do Firefox com 26,79% e do Chrome com 23,61%. Aparece ainda na lista o Safari com 5,6% e o saudoso Opera com 1,7%.

De olho no futuro

Se continuar na mesma “tocada”, o Google Chrome passará o Firefox até o final do ano e tende a ultrapassar o Internet Explorer até o final de 2011. A análise da nossa equipe é que o Chrome ainda não liderará o mercado em 2012, passando o IE apenas no primeiro semestre de 2013. O boom de crescimento do navegador do Google tenderá a se estabilizar no início do segundo semestre do próximo ano, tendo em vista o seu conhecimento por grande parte dos usuários.
Ciente da expansão de mercado do seu concorrente, a Mozilla modificou algumas funcionalidades do Firefox, principalmente o seu peso e uso de recursos do sistema. Muitas reclamações de usuários que migraram pro Chrome tinham este um de seus principais motivos.

E no Brasil, como estamos?

Os brasileiros, apesar do comercial ter começado a circular agora em Setembro, já adotaram o Chrome como o seu navegador. Em maio deste ano o Firefox deixou a segunda posição, sendo ultrapassado pelo seu principal concorrente. Atualmente o Internet Explorer está sendo usado por 43,6% dos brasileiros, seguido do Google Chrome com 31,8% e Firefox com 23,04%. Ainda aparecem na lista o Safari com 0,8% e o Opera com 0,4% do mercado.

E você, qual é a sua preferência?

Aqui na HostDime a briga é boa! Há aqueles que defendem com fervor o crescimento do Google Chrome e os que retrucam levantando a bandeira do Firefox. Na sua opinião, qual é – atualmente – o melhor navegador web?
Veja o vídeo da campanha veiculada na Rede Globo, com créditos para VideoLinkBR.
[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=05u17mU4VK8′]

Posts
Relacionados

04 Mar 2021 Leitura 6 min

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies