Blog

História do WWW | Parte Final

12 Ago 2011 • Leitura 5 min

Chegamos ao final com o nosso artigo sobre a História do WWW, que teve o seu início em 1991. São 20 anos de conquistas e inovações por todo o mundo. Se você perdeu a primeira parte, poderá conferi-la por aqui: http://dime.at/HistoriaWWW. Mergulhe na nostalgia com a gente!

2001: E o mundo se assusta

Se não bastasse o colapso da Bolha da Internet no ano de 2000, em 2001 o mundo foi assolado pelos ataques terroristas de 11 de setembro, o que culminou numa segunda queda brusca de muitas ações na bolsa de valores. No entanto, nem a Bolha nem o medo do terrorismo foram suficientes para frear o crescimento da internet no planeta.
Longe da era digital, o Napster foi derrotado nos tribunais e teve de ser descontinuado. Os “sharers” de documentos P2P rapidamente migram para ferramentas como Kazaa e eDonkey.
No Brasil, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) se conecta à Internet2 através de uma fibra com 45mbps.
Com a crescente demanda de hosting por qualidade, nasce a HostDime nos Estados Unidos.

2002: A população virtual em ascensão

Foram mapeados, em 2002, mais de 500 milhões de usuários na internet global. No Brasil, grande parte do acesso ainda era feito através de dial-up, ou seja, conexão discada, enquanto grande parte da América do Norte, Europa e Ásia já desfrutavam da conexão DSL, com velocidades superiores a 1mbps. No Brasil, eram mais de 11 milhões de usuários.
Já preocupados com a escassez de endereços virtuais (IPs) na web mundial, associações norte americanas implementam na rede da Internet2 o suporte nativo a IPv6.
É criada a AllTV, a primeira emissora 100% transmitida via internet do Brasil e uma das primeiras do mundo.

2003: Terrorismo e comunhão na Rede

Explode um dos DDoS mais efetivos de toda a existência da web mundial. Em poucos minutos o worm SQL Slammer causou uma pane na rede mundial de computadores, afetando o telefone de emergência dos Estados Unidos, além de falhas no controle de tráfego aéreo. Dados demonstram que 5 dos 13 servidores DNS master da web ficaram indisponíveis.
A internet também se mostrou como uma poderosa ferramenta de mobilização. Iniciam-se, em Nova York, os famosos Flash Mobs, eventos em que as pessoas vão “inusitadamente” para diferentes locais, em peso, executar algum tipo de manifestação ou descontração.
Mais de 250 pessoas são intimadas nos Estados Unidos graças a denúncias da Associação da Indústria Fonográfica sobre o compartilhamento P2P de arquivos sob copyright.
Nasce o Safari, navegador da Apple.
Em uma decisão arriscada, porém certeira, a HostDime anuncia a operação do seu primeiro DataCenter em Orlando, Estado da Flórida, qualificado por especialistas como “Estado da Arte” em excelência operacional.

2004: As redes se tornam, de fato, sociais

A empresa norte americana Network Solutions inova ao oferecer registros de domínios por 100 anos, motivada pela confiança de crescimento e consolidação da internet.
Nascem, pelas mãos de Mark Zuckerberg na Universidade de Harvard, as primeiras páginas do que viria a ser o Facebook. Ao mesmo tempo, é publicado o Orkut, site de relacionamentos do Google que se tornaria o percursor das redes sociais, tendo milhões de usuários espalhados por todos os países do mundo.
É criado no Brasil o portal de compartilhamento de vídeos pessoais Videolog. É considerado antecessor ao próprio YouTube.
Começa o desenvolvimento do Firefox, a raposa que fez as janelas tremerem. O navegador foi considerado inovador e passou a ser adotado por profissionais que trabalham diretamente com tecnologia.

2005: Todos podem ser diretores de cinema!

O YouTube ganha a cena e passa a permitir que qualquer pessoa publique e compartilhe vídeos na internet. É tido, globalmente, como o primeiro site de compartilhamento de vídeos produzidos por usuários.
A Estônia inova e passa a permitir, através de autenticação e certificação digital, a votação para as eleições locais através da internet.
A RNP tem a sua capacidade óptica ampliada e passa a transmitir dados a 11Gbps.
Início da operação do segundo (e novo) datacenter da HostDime, também localizado no Estado da Flórida, nos EUA. Os clientes de servidores dedicados, serviços compartilhados e colocation passaram a dividir uma área superior a 3.000 m², com tecnologia de ponta e qualidade incomparável no fornecimento de infraestrutura de rede e alimentação energética.
MySpace é vendido por US$ 580 milhões à NewsCorp.

2006: Uma população completa

A população de usuários da web mundial chega a 1 bilhão de pessoas. Como consequências negativas, as redes de televisão passam a ter de reinventar o processo de transmissão, uma vez que os seus clientes, ou seja, os telespectadores passam a consumir mais conteúdo na web, deixando os televisores de lado. Os principais “vilões” desta mudança são os portais e, principalmente, as redes sociais em franco crescimento.
A Registro.BR anuncia que novos domínios seriam passíveis de registro através de CPF (blog/flog/vlog/wiki.br), além de diminuir o tempo de publicação do DNS para 30 minutos.
Nasce, pelas mãos de Jack Dorsey, o microblog mais famoso do mundo, o Twitter. Baseado no compartilhamento de atualizações rápidas e focado em dispositivos móveis, o site obteve o seu maior crescimento a partir de 2009, quando começou a ser utilizado em massa por usuários de smartphones.
2006 foi um ano muito especial para a HostDime: Deu-se início à operação da primeira filial da empresa fora dos Estados Unidos. Os olhares foram voltados ao Brasil, país emergente com excelente escala de crescimento, onde a demanda por serviços corporativos e compartilhados de qualidade aumentava fortemente. Em reuniões entre os executivos Emmanuel Vivar e Filipe Mendes, nasce a HostDime Brasil.

2007: A revolução da maçã

Para os cristãos, a maçã foi responsável pela primeira revolução marcante da humanidade. No Século XXI esse movimento se repetiu: A Apple lançou oficialmente o iPhone, o que viria a ser uma das maiores revoluções no mundo tecnológico, unindo definitivamente a experiência dos usuários de celulares à capacidade de expansão da internet mundial. Originou-se, junto ao novo produto da gigante norte americana, a criação de uma legião de fãs por todo o planeta, entusiasmados pela supremacia do aparelho ante aos seus concorrentes.
A Microsoft, com menos holofotes, lança o sistema operacional Windows Vista, tão esperado pelos usuários do Windows XP. No entanto, a febre conteve-se por conta do porte do sistema operacional, que requeria hardware de grande potencial para ser processado.
O Google inicia o projeto Street View, que tem como objetivo o mapeamento – através de fotos panorâmicas – de todas as grandes cidades do mundo. Anos mais tarde o gigante americano sofreria processos por violação de privacidade por conta de sua inovação tecnológica.
YouTube é vendido para o Google por US$ 1,65 bilhões.
A HostDime Brasil avança e entra no TOP das maiores empresas de hospedagem de sites do Brasil. É lançada a HostDime Israel, primeira filial na Ásia.

2008: 1 Trilhão de Páginas

Os robôs de busca automática do Google chegam a uma marca histórica: São mais de 1 trilhão (1.000.000.000.000) de páginas indexadas. A marca, histórica, vem sendo superada a cada dia. Acompanhando a necessidade de se acessar tão grande conteúdo, o número de usuários na internet cresce: São 1 bilhão e meio de usuários, um aumento de 50% em apenas dois anos.
Com o crescimento econômico chinês, o país tirou a soberania norte americana e tornou-se o primeiro no ranking de usuários conectados: Mais de 250 milhões de pessoas.
O E-commerce passa a ganhar as massas no Brasil e saboreia crescimento anual superior a 30%, atingindo cifras bilionárias.
A computação em nuvem passa a ficar ainda mais em evidência e a Microsoft, para não perder o ritmo lança o Windows Azure, plataforma de virtualização da empresa.
A Registro.BR anuncia oficialmente a liberação de registro do domínio .COM.BR para pessoas físicas, processo que anteriormente era feito apenas para quem possuía CNPJ. Graças a esta medida o número de registros teve um salto considerável.
Os desenvolvedores do Netscape abandonam de vez as suas atualizações. Morre um dos browsers mais utilizados e inovadores da internet mundial.
O Google publica a primeira versão estável do Chrome, o seu navegador web. Passou a fazer frente ao Firefox na briga pelo segundo lugar entre os browsers mais utilizados. Ainda com a intenção de ganhar mercado, a empresa norte americana entrou na briga com a Apple e seu iOS, sistema operacional para celulares. Através de parcerias com indústrias de telefones celulares, o Google passou a disponibilizar o seu sistema operacional Android e, junto com ele, a sua loja virtual: Android Market.
São lançadas as operações da HostDime Mexico, HostDime UK (Reino Unido) e HostDime Colômbia.

2009: O Google cutuca a Microsoft

Após o anúncio oficial do lançamento de seu navegador, o Google comunicou ao mercado que entraria em concorrência com a Microsoft em outro setor: Os sistemas operacionais. A gigante das buscas passou a desenvolver um OS voltado para a experiência do usuário na web, com carregamento rápido e utilização dos serviços nas nuvens (cloud computing).
Sentindo-se ameaçada, a Microsoft anuncia ao mercado o mecanismo de buscas Bing, oncorrente do Google e Yahoo!
A HostDime Brasil amplia as operações e passa a oferecer hospedagem de ponta no novo DataCenter, localizado no Brasil. Em estrutura própria com capacidade para alocação de milhares de servidores, o novo complexo operacional fica localizado na Paraíba, ponto de conexão direto de empresas de Telecom nacionais, servindo de rota para backbones que se interligam diretamente às principais capitais do Brasil, com latência baixa para rotas internacionais.
É lançada a operação da HostDime India, a segunda do continente asiático. A HostDime passa a estar presente em três continentes.

2010: E a revolução da maçã continua

Não bastasse o sucesso alcançado pelo iPhone, a Apple inova mais uma vez e lança o iPad, tablet da empresa que, a princípio, foi considerado como um iPhone em tamanho família. A nova experiência de navegação trouxe concorrência direta aos Netbooks, diminuindo as suas vendas gradativamente.
O Facebook se consolida como a rede social mais utilizada do mundo, desbancando o Orkut. O Google, não querendo perder espaço no mercado, lança o Google Buzz, que posteriormente seria substituído pelo Google Plus (Google +).
O Twitter passa a se popularizar entre os brasileiros, que já são mais de 70 milhões navegadores da web, mais do que um terço da população.
A HostDime, em todas as suas operações globais, passa a hospedar mais de 1 milhão (1.000.000) de domínios, marca histórica para a companhia, em sua comemoração aos 9 anos de atividade global e 4 anos no Brasil. É lançada a HostDime Latin America, com serviços voltados aos países do eixo latino americano.

2011: O poder das Redes Sociais

O Twitter acaba servindo como pontapé inicial para um levante social que culminou na revolta popular em países como o Egito, Líbia e Síria. Em troca de miúdos, o microblog deu início ao processo de revolução social que permitiu que ditadores fossem retirados do poder. A ferramenta, em conjunto com o Facebook, permitiram também que jornalistas e a própria população local pudessem se expressar, já que outros meios de comunicação estavam sendo bloqueados e constantemente interrompidos nos países afetados.

O Google lança oficialmente o Google Plus, ferramenta que pretende brigar diretamente com o sistema de “Likes” do Facebook. Milhões de usuários já prepararam as suas malas e deixaram o site de Mark Zuckerberg. O Facebook, por outro lado, anunciou que seu número de usuários passou de 500 milhões.
Apple anuncia o lançamento oficial do iPad 2 (que demorou meses para chegar ao Brasil), mas ainda não agrada a grande maioria dos usuários que esperava por portas USB no equipamento.
Android Market ultrapassa AppStore no número de aplicativos disponíveis para download.
A HostDime Brasil anuncia a expansão da capacidade do Datacenter Brasileiro com a chegada do fornecimento de redundância de fibra óptica à operação atual, prevista para o quarto trimestre de 2011.
A expansão da HostDime não para, são anunciadas 4 novas filiais: HostDime Portugal, HostDime Hong Kong, HostDime Holanda e HostDime Austrália. Com a implementação de todas as operações, o que ocorrerá em 2012, estaremos oficialmente presentes em 4 continentes e em mais de 10 países.

A internet em constante evolução

A evolução não faz parte do futuro, ela começou no passado e já está em franca atividade no hoje. O que nos conforta, por incrível que pareça, é saber que todas as tecnologias que lidamos hoje se tornarão obsoletas amanhã, afinal a evolução, no mundo digital, é constante. Esperamos que você possa nos acompanhar neste processo!
Agradecemos a sua leitura do nosso artigo!

Posts
Relacionados

22 Mar 2019 Leitura 6 min

Quais mudanças a LGPD trará para o setor da saúde?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies