Blog

LGPD: deixe a sua empresa pronta para 2021

28 Dez 2020 • Leitura 5 min

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020 e os nomes da direção da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também já foram indicados. Isso significa que a sua empresa precisa estar 100% regulada e adequada às novas regras de proteção de dados para não ter problemas com condenações

Para isso, não é preciso criar tecnologias e processos “do zero”. Antes de tudo, é importante contar com a ajuda de quem realmente entende do assunto, para que toda adaptação seja feita da maneira correta. 

O que é a LGPD?

A LGPD tem uma intenção principal e básica, que é garantir que os dados de pessoas físicas sejam totalmente protegidos pelas empresas que os detêm. Essa Lei é reflexo do que foi feito na Europa, a General Data Protection Regulation (GDPR).

Os dados mencionados na lei são informações geradas por pessoas, seja online ou não. São os rastros deixados ao visitar sites, o cadastro feito em uma academia, entre outras situações. Já os dados sensíveis são aqueles que podem revelar orientação política ou sexual e até condições de saúde. Esses necessitam de uma camada a mais de proteção.

A proposta da LGPD é responsabilizar as companhias que gerenciam esse banco de informações, garantindo que o uso não seja feito de maneira negligente. Mais do que simplesmente garantir o não vazamento dos dados, as empresas precisam se comprometer a fazer um uso que seja adequado, sem ações invasivas ou que desrespeitem o direito de proteção à privacidade de cada pessoa.

Veja como adequar sua empresa

Direta ou indiretamente, muitas companhias lidam diariamente com dados. Alguns são retidos apenas como parte do processo de cadastro e manutenção de usuários, mas outros são analisados e usados para disparar campanhas de marketing, além de outras atividades. Para todas essas empresas, a responsabilidade é entregue em níveis elevados.

Entre essas obrigações, além do comprometimento com a proteção e do uso adequado desses dados, há a necessidade de máxima transparência ao usuário. Isso significa que, toda vez que os dados forem coletados, essa pessoa precisa ser comunicada sobre o uso e também deve autorizar.

Assim, cabe à empresa, na continuidade desse processo, só usar essas informações de acordo com o que foi informado ao usuário no momento de solicitação. Tudo vai girar em torno do consentimento do dono dos dados e do uso desse conteúdo de forma correta e legal por parte da empresa. Para fazer essa adequação, é possível seguir algumas recomendações:

  • Primeiramente, destrinche a lei e todos os seus pontos;
  • Em seguida, estabeleça a privacidade de informações, para que os dados não sejam vazados;
  • Implemente uma política de segurança ampla, garantindo a proteção das informações;
  • Treine os colaboradores para que eles possam lidar de forma segura com os dados;
  • Estenda orientações a terceirizados;
  • Invista em tecnologia e segurança para garantir que os dados pessoais estão realmente seguros e em sigilo;
  • Realize um monitoramento constante do sistema;
  • Mantenha a transparência com o usuário, informando qual a utilidade dos dados e como estarão protegidos;
  • Adote uma nuvem para guardar os dados de forma segura, com o monitoramento de uma empresa especializada;
  • Atualize softwares constantemente.

A HostDime é o parceiro ideal para acompanhar o seu negócio nessa transição porque pensa em manutenção, segurança de informações e processamento de dados de forma otimizada. 

Inclusive, a HostDime Brasil se tornou em 2020 a primeira empresa do país a ter a certificação ISO 27701. Mas o que isso significa? Somos a única com ênfase completa na proteção de dados do sistema de gestão de segurança da informação. Com a aprovação e vigência da LGPD, garantimos, portanto, as melhores regulações.

Entre em contato conosco para falar com um de nossos especialistas e tirar todas as dúvidas sobre como a HostDime pode ajudar o seu negócio.

Posts
Relacionados

02 Ago 2021 Leitura 6 min

Por que a latência é essencial para a sobrevivência do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies