Blog

Microsoft disponibiliza projeto para a próxima geração de hardwares hiper-escaláveis

07 Nov 2016 • Leitura 5 min

A Microsoft disponibilizou o seu projeto de hardware na nuvem hiper-escaláveis e decidiu contribuir com a comunidade Open Compute Project. OCP é um crescente grupo de engenheiros ao redor do mundo com a missão de projetar e permitir a entrega dos mais eficientes servidores, storages e designs de Data Center para computação escalável. Grandes empresas já contribuem com este projeto revolucionário como o Facebook, Google, Intel, IBM, Rackspace e muitos outros fornecedores de computação na nuvem, desde 2014. Ao longo dos últimos dois anos, a empresa já contribuiu com vários projetos de servidores, redes e Data Centers.

Com esta nova colaboração, o Projeto Olympus, está tomando uma abordagem ligeiramente diferente referente à hardwares de código aberto. Ao invés de contribuir com designs que já estão finalizados, que é a abordagem tradicional para este tipo de trabalho, no Projeto Olympus os hardwares ainda não estão prontos para a produção em grande escala. A ideia geral é de garantir que a comunidade possa realmente colaborar neste processo de criar novos designs.

“Estamos ampliando nossos conhecimentos com a colaboração da fundação OCP e a comunidade de código aberto nos últimos anos” diz Kushagra Vaid chefe da equipe de infraestrutura de hardware Azure. “Uma importante constatação é que o desenvolvimento de hardware de código aberto atualmente não é tão ágil e interativo quanto o software de código aberto.” Ao conceder à comunidade um acesso precoce aos projetos, a Microsoft espera “diminuir o tempo de mercado para novas ofertas de produtos e menores custos de investimento”.

Os projetos de designs da Olympus incluem uma nova placa-mãe e fonte de alimentação de alta disponibilidade com baterias incluídas, um chassi de servidor com expansão de armazenamento de alta densidade e uma nova unidade de distribuição de energia para os racks que mantêm essas (ou outras) máquinas. Os designs são destinados a ser modular para dar aos potenciais clientes a capacidade de usá-los dentro de suas próprias configurações existentes nos seus respectivos Data Centers.

“A Microsoft está abrindo portas para uma nova era no desenvolvimento de hardware em código aberto. O Projeto Olympus, modelo de colaboração re-imaginado e a forma como eles estão trazendo para o mercado, é sem precedentes na história da OCP e hardwares de Data Centers em código aberto,” disse Bill Carter, Diretor de tecnologia da fundação Open Compute Project (OCP ), em uma declaração hoje.

A Microsoft, assim como o Facebook e outros membros da OCP, fazem uso extensivo das especificações fornecidas pela OCP. Mais de 90% dos servidores comprados pela Microsoft são baseados nas especificações da OCP. Em relação ao Facebook, um dos precursores, praticamente todos os servidores fazem uso destas especificações. O Google também se juntou ao OCP no início deste ano, mas o líder do mercado, a Amazon – uma empresa que não é exatamente conhecida por seu trabalho de código aberto – parece não ter tido interesse ainda nesta comunidade.

Sobre a HostDime

A HostDime é uma empresa de Data Center global que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de Cloud Escalável, Servidores Dedicados,VPS (Virtual Private Servers) e Colocation. A HostDime possui e opera Data Centers em Orlando, Florida, bem como México e Brasil (Nordeste e São Paulo), com instalações de rede na Colômbia, Hong Kong, Índia, Holanda, Los Angeles e Reino Unido.

A HostDime foi fundada e incorporada em Orlando em 2001 e conta com mais de 250 funcionários globais em sete países. Atualmente classificado como um dos data centers empresariais mais confiáveis no Sudeste dos EUA, com sua grande capacidade de rede, mais de 5.000.000 aplicativos on-line e uma base de 50.000 clientes globais ativos.




Este artigo foi adaptado do original, “Microsoft open sources its next gen cloud hardware design

Posts
Relacionados

14 Jul 2021 Leitura 6 min

HostDime Brasil é apontada como estrela em ascensão em relatório internacional.

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies