Blog

Monitoramento proativo auxilia na segurança de dados do seu negócio

06 Nov 2020 • Leitura 5 min

Qualquer empresa hoje em dia precisa de um acompanhamento de TI, mesmo que não seja esse o seu ramo de atuação. Acompanhar e monitorar os sistemas críticos de uma empresa é essencial, principalmente porque muitos serviços e plataformas que são indispensáveis para o andamento da empresa estão informatizados.

Para que a rede sistemas atenda ao que a empresa necessita, os serviços precisam funcionar de forma adequada e os dados devem estar protegidos. Por isso, o monitoramento proativo funciona como um recurso complementar que pode aumentar a disponibilidade e segurança dos dados do seu negócio.

Dessa forma, é essencial verificar o funcionamento de cada serviço utilizado pelo setor de TI e também os equipamentos que estão disponíveis na rede. Além de checar a disponibilidade, é preciso adotar ferramentas ou recursos especializados, como o monitoramento proativo.

Com o monitoramento proativo é possível checar o funcionamento dos serviços e, se houver algum problema, a agilidade em resolver as falhas é uma aliada. 

Como fazer o monitoramento proativo? Veja três passos

1 – Implementação: O primeiro passo é implantar o monitoramento proativo como um recurso dos serviços. Dessa forma, é possível determinar as ferramentas responsáveis pelo processo e quem vai agir em caso de alguma intervenção, mesmo a maior parte do processo sendo automatizada.

2 – Ferramentas: As ferramentas, por sua vez, precisam ser escolhidas conforme as necessidades de cada rede. Elas são simples e verificam automaticamente todos os dispositivos conectados com a rede, monitorando serviços e disparando alertas em caso de problemas. Outras apresentam uma aplicação em código aberto, permitindo o monitoramento hosts e serviços na rede. 

3 – Customização: Com essas ferramentas bem definidas, a proposta é customizar e colocar os programas especializados fazendo testes automáticos. Além disso, os administradores devem ficar atentos aos relatórios das ferramentas. Algum comportamento incomum pode significar que algo que possa comprometer o funcionamento ou segurança da rede deve ser investigado.

Vantagens do monitoramento proativo

  • Antecipação de problemas. Nunca é legal que a falha chegue até à equipe de TI por meio do usuário, porque significa que já houve dano;
  • A empresa adepta ao monitoramento proativo detecta falhas com antecedência e corrige ou determina novas práticas antes que o usuário perceba o problema ou seja afetado;
  • O trabalho reduz ou pode também eliminar o tempo inativo que seria provocado pela falha, tendo em vista que o trabalho será feito de forma preventiva e não para resolver os danos já provocados;
  • Minimiza também os danos financeiros;
  • Para não causar prejuízos para o negócio, principalmente na informatização, monitorar a rede é um investimento que diminui outros gastos indesejados para a organização.
  • Por meio dele, é possível enxergar tendências da rede, como a utilização maior de algum equipamento. Com essas informações, se antecipa e providencia soluções que atendem a essas demandas antes que haja algum tipo de sobrecarga.
  • Ajuda na segurança geral de dados da empresa e auxilia na identificação de ameaças digitais antes que elas causem danos reais ao sistema e aos dados.

A HostDime Brasil trabalha com o sistema de monitoramento proativo com gerenciamento avançado. Por isso, além de antecipar e prevenir falhas, nossa equipe analisa, assessora e oferece soluções para que o seu serviço opere sempre com o melhor desempenho. Conheça essa e outras vantagens de ter a HostDime como parceira no seu negócio. Fale com um dos nossos especialistas. 

Posts
Relacionados

02 Dez 2020 • Leitura 6 min

Descubra como proteger os servidores de e-mails da sua empresa

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2020 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies