Blog

Qual é a diferença entre RAID 0, 1, 5 e 10?

06 Dez 2016 • Leitura 5 min

Alguns dos nossos clientes não conseguem entender exatamente o que é RAID e como esta tecnologia funciona. Dessa forma, eles ficam impedidos de tirar proveito dessa tecnologia em seus servidores. Veja neste artigo os tipos de RAID para decidir qual atenderá melhor sua necessidade.

A HostDime Brasil oferece diversas opções de RAID disponíveis no momento em que o cliente adquire um servidor Dedicado. Os Servidores são completamente personalizáveis ao longo do processo de pedido para adicionar opções de RAID.

Nossa equipe criou uma calculadora RAID que auxilia você a escolher o melhor para o seu servidor. Basta arrastar e soltar as unidades nos slots para ver a descrição de cada RAID, a capacidade do disco, performance, número mínimo de discos, tolerância a falhas, entre outras informações.

Os tipos de RAID mais conhecidos são: RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 (também conhecido como RAID 1 + 0).

Qual a diferença entre eles?

RAID 0

O RAID 0 tem como objetivo principal melhorar o desempenho do servidor, contudo a sua confiabilidade é quase 0.

Ao optar por usar o RAID 0, todos os discos passam a ser acessados como se fossem um só. Os arquivos são fragmentados nos vários discos, o que permite que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente. Usando RAID 0, a performance fica em um patamar próximo da velocidade de todos os discos. Ao usar 4 HDs com uma taxa de transferência de 50 MB/s (em leituras sequenciais) em RAID 0, você teria uma taxa de transferência total de quase 200 MB/s em muitas situações.

  • Mínimo 2 discos
  • Excelente desempenho
  • Sem redundância, sem espelhamento, sem paridade
  • Não é recomendado usar em sistemas críticos

RAID 1

O RAID 1 usa espelhamento para armazenar seus dados em duas ou mais unidades. O RAID 1 não oferece um aumento no desempenho, mas protege contra falhas. Na prática, seria como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você teria uma cópia de segurança armazenada no segundo disco.

  • Mínimo 2 discos
  • Bom desempenho, porém  sem dados fragmentados e sem paridade
  • Excelente redundância com blocos espelhados

RAID 5


 

O RAID 5 é um modo muito utilizado em servidores com um grande número de discos. Ele utiliza um método bastante engenhoso para criar uma camada de redundância, sacrificando apenas uma fração do espaço total, ao invés de simplesmente usar metade dos discos para armazenar cópias completas, como no caso do RAID 1.

  • Mínimo de 3 discos
  • Bom desempenho, blocos com dados fragmentados
  • Boa redundância e paridade distribuída

RAID 10 ou RAID 1+0

Em uma implementação RAID 10 ou RAID 1+0, os dados são segmentados através de grupos de discos espelhados, isto é, os dados são primeiro espelhados para depois serem segmentados. Nessa implementação, você vai unir o conceito do RAID 0 e do RAID 1 e ter, ao mesmo tempo, ganho de desempenho e redundância. Esse tipo de implementação é o mais usado para servidores com precisam de um bom desempenho e redundância.

  • Mínimo de 4 discos
  • Excelente redundância, blocos são espelhados
  • Excelente desempenho, blocos com dados fragmentados
  • A melhor opção para qualquer tipo de aplicações críticas, especialmente bancos de dados

 

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe comercial clicando aqui.

 

Sobre a HostDime

A HostDime é uma empresa de Data Center global que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de Cloud Escalável, Servidores DedicadosVPS (Virtual Private Servers) e Colocation. A HostDime possui e opera Data Centers em Orlando, Florida, bem como México e Brasil (no Nordeste e em São Paulo), com instalações de rede na Colômbia, Hong Kong, Índia, Holanda, Los Angeles e Reino Unido.

A HostDime foi fundada e incorporada em Orlando em 2001 e conta com mais de 250 funcionários globais em sete países. Atualmente classificado como um dos data centers empresariais mais confiáveis no Sudeste dos EUA, com sua grande capacidade de rede, mais de 5.000.000 aplicativos on-line e uma base de 50.000 clientes globais ativos.

 

Posts
Relacionados

04 Mar 2021 Leitura 6 min

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies