Produtos
17 Out 2019 • Leitura 5 min

Quem tem medo de ataques inesperados? Saiba como colocar a cibersegurança em prática

Quem não tem medo de ter a sua privacidade invadida na era em que pagamos contas via apps, trocamos e-mails corporativos pelo celular e compartilhamos nossas informações nas mídias sociais? Vazamentos de dados, ataques hackers e golpes virtuais são algumas das ameaças cibernéticas que já são uma realidade vivida pela maioria dos internautas e a preocupação é a mesma, seja no uso de computadores, smartphones e outros dispositivos inteligentes.

A cibersegurança vem para acalmar essa história de terror. Com boas práticas e estímulo à proteção contra danos aos sistemas e dados eletrônicos, a navegação on-line pode ser mais tranquila. Em outubro é promovido o Mês Europeu da Cibersegurança, uma iniciativa da Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) com a Comissão Europeia, para conscientizar os usuários sobre os perigos do mundo digital. Mas este também é o mês do Halloween…

Então preparamos uma lista com as melhores práticas para ajudar você a fugir de uma vez por todas das figuras horripilantes que ameaçam a sua segurança digital. Confira os principais passos para a sua cibersegurança no cotidiano.

Evite deixar rastros com a ciberhigiene

A ciberhigiene é uma série de boas práticas de segurança que contribuem para uma vida digital com menos vulnerabilidades. A maioria dos cuidados da ciberhigiene também estão presentes em vários outros passos deste guia e você pode começar a colocá-los na sua rotina a partir de alguns dispositivos e plataformas.

Para o computador, por exemplo, tenha documentado todos os equipamentos, dispositivos, programas e aplicativos utilizados. No caso de empresas, fica mais prático saber tudo o que precisa de atualização, backup, mudança de senha e checagem de riscos de ataques.

Proteja-se do perigo onde quer que vá

Nada como uma rede Wi-Fi gratuita quando estamos em algum lugar público, não é? Acontece que manter os dados do seu smartphone ou tablet em segurança por aí requer alguns cuidados específicos para se proteger na web.

1 – Confira se a rede Wi-Fi aberta é de fato segura. Hoje, alguns apps antivírus já ajudam você a analisar se a conexão oferece segurança.

2 – Proteja seu smartphone com senha e, para login em contas, crie senhas seguras e evite utilizar a mesma mais de uma vez. Caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas já contribuem para garantir mais segurança no acesso de sites, plataformas, sistemas, mídias sociais e e-mails. Você também pode utilizar cofres de senha para facilitar seu uso e garantir segurança no dia a dia.

Não deixe ninguém da sua equipe para trás

De acordo com o Gartner, os investimentos globais em segurança da informação cresceram e com uma estimativa de $124 bilhões para este ano. São investimentos que envolvem a segurança na nuvem, de dados, de redes, infraestrutura e muito mais.

Apesar disso, muitas empresas ainda acreditam que a responsabilidade da cibersegurança é apenas da equipe de TI no acompanhamento de análises e atualizações. A segurança digital vai além disso, já que deve ser uma prática realizada diariamente por todos os colaboradores.

1 – Treinamentos: o ideal é que as empresas invistam em treinamentos para seus colaboradores aprenderem cada vez mais a como estarem seguros e protegerem informações sigilosas da empresa. São práticas e hábitos que podem ser implementados progressivamente com o suporte da equipe de TI.

2 – Manual de cibersegurança: criar um guia de práticas internas para o cuidado com os dados pessoais e corporativos pode ser uma ótima solução nas empresas. Dessa forma, todos os colaboradores passam a seguir recomendações indispensáveis e a segurança e prevenção contra ameaças virtuais vira rotina, evitando cenas apavorantes de vazamento de informações, roubo de senhas e perda de dados.

Tenha cuidado com assombrações virtuais

As tentativas de crimes cibernéticos acontecem a todo instante e você pode nem perceber, entre elas: phishing, que são fraudes através de e-mails; vírus e alertas falsos durante a sua navegação na web; e ransomware, que é um método para bloqueio do seu computador e do seu acesso até o pagamento de um resgate.

Essas e outras ameaças virtuais podem ser prevenidas com o olhar atento aos links enviados para você, anúncios suspeitos durante a navegação e anexos ou arquivos para download. Na dúvida, confira mais de uma vez se as informações fornecidas são seguras e verdadeiras.

Doces ou travessuras?

Viu como a sua navegação on-line não precisa ser o roteiro de um filme de terror? A cibersegurança pode fazer toda a diferença para a segurança de informações pessoais e corporativas, afinal, este sempre será um tema importante e em constante mudança de acordo com novas tecnologias e conexões.


Sabia que a segurança das informações da sua empresa estão sempre seguras na nuvem? Conheça o Cloud Server HostDime.


Posts Relacionados

12 Nov 2019 • Leitura 6 min

Conheça métodos ágeis para acelerar a inovação da sua empresa

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2019 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade