Blog

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

04 Mar 2021 • Leitura 5 min

Dados dispersos, inconsistentes ou sem segurança adequada podem afetar diretamente o desempenho da sua empresa. Não é de hoje que um dos maiores desafios das empresas é encontrar soluções para armazenar e processar as informações. Isso porque é necessário considerar  aspectos como segurança, sigilo dos dados dos clientes, legislação e, é claro, o investimento financeiro.

Em meados dos anos  70 surgiu o termo CPD  (Centro de Processamento de Dados),  locais físicos dentro das empresas onde são concentrados todos os servidores e serviços de tecnologia importantes para o gerenciamento da informação. Esse modelo se tornou amplamente utilizado.

Para que você entenda o que é preciso para construir/ter uma sala CPD reunimos os itens básicos para criar uma estrutura dessas.

Itens essenciais de um CPD básico.

  • Energia Elétrica – Para o CPD básico, recomenda-se, no mínimo, dois circuitos elétricos independentes para garantir a continuidade da entrega em caso de falha. Os nobreaks são itens indispensáveis, já que no caso do interrompimento da energia, estes equipamentos garantem o funcionamento do hardware por curtos períodos de tempo, com prazo suficiente para tomar as medidas necessárias e não prejudicar a estrutura. Os geradores também são indispensáveis, pois os nobreaks costumam segurar a carga por apenas alguns minutos. Se a falta de energia se estender por um tempo maior, serão os geradores os responsáveis pelo abastecimento elétrico até que o fornecimento de energia retorne. É importante ter pelo menos dois nobreaks e dois geradores, para, em caso de falha, ter certeza que nada vai parar, já que para cada equipamento crítico existe um reserva. Para fazer com que esses equipamentos funcionem em conjunto, de forma automática, é necessário um projeto elétrico robusto, além de equipamentos específicos para automação e gerenciamento.
  • Internet – Seu negócio não pode parar, por isso, contrate bons links de internet, no mínimo dois. Você também vai precisar de equipamentos adequados para extrair o máximo possível dos links e administrar a redundância dos mesmos.  
  • Controle de temperatura – Computadores e equipamentos de TI necessitam de temperatura controlada para que funcionem corretamente. Assim como os nobreaks e geradores, o controle da temperatura e umidade deve ser realizada por ar condicionado de precisão em redundância, ou seja, pelo menos 2 equipamentos para que um funcione em caso de falha do outro.
  • Segurança – A segurança física deve ser garantida por sistemas de alarmes, controle de acesso por biometria,  paredes e portas reforçadas e sistema de câmeras 24h. A segurança lógica de acesso aos sistemas deve ser mantida por políticas de segurança da informação e firewall com sistema de detecção e combate a tentativas de invasão.
  • Monitoramento – Todo o ambiente físico e lógico (sistemas, dados) deve ser monitorado por ferramentas automatizadas.
  • Equipe especializada – Depois de preencher todos os itens acima é imprescindível contar com profissionais que sejam especializados para configurar, monitorar, atualizar, limpar e manter a segurança da sala e dos dados.

Após essa breve visão dos itens necessários para ter uma sala CPD, você já deve ter entendido que o investimento financeiro e de tempo é altíssimo. Além da aplicação inicial, é necessário investir constantemente em modernização e contratação de mão de obra especializada.

Diante do exposto, fica claro o porquê da terceirização já ser uma realidade em diversos setores. Por isso, contar com uma empresa especializada significa tempo para se dedicar a outras atividades mais específicas do seu negócio. Veja alguns benefícios:

Principais vantagens de escolher um Data Center

  1. Redução de custos operacionais e de tempo da sua equipe.
  2. Maior escalabilidade e flexibilidade. Um Data Center pode te ajudar a expandir sua demanda de TI em poucos cliques. 
  3. Agilidade na resolução de problemas. Temos um  suporte multidisciplinar  24 horas x 7 dias da semana.
  4. Infraestrutura de alto nível. A HostDime é o único Data Center da região com certificado TIER III, um padrão de nível mundial que certifica a estrutura como confiável e segura.
  5. Serviço ininterrupto. Caso haja indisponibilidade no fornecimento de energia por parte da distribuidora local, garantimos até 10 dias de funcionamento normal sem impacto na operação. 
  6. Segurança Física. A Hostdime tem a sua estrutura planejada para resistir aos mais diversos tipos de desastres e riscos, onde tudo é desenvolvido para evitar e minimizar quaisquer danos possíveis, inclusive com segurança armada 24×7.
  7. Conformidade com a LGPD. Somos um Data Center em conformidade com a LGPD, sendo a primeira empresa do país a ter a certificação ISO 27701, a ISO da LGPD. 

Importante: Caso sua empresa ainda não esteja em conformidade com a LGPD, preparamos um material para facilitar a compreensão da Lei e ainda um passo a passo para você iniciar a adequação.

Já tenho uma sala CPD, o que fazer?

Caso você já tenha uma sala CPD ou tenha motivos para construir uma estrutura própria, um bom caminho a seguir é o TI Híbrido, no qual  você utiliza uma infraestrutura própria de hardware somada ao uso da cloud computing. Veja como funciona o gerenciamento híbrido de TI e use isso para alavancar sua carreira

Conheça as soluções da HostDime e venha para o futuro.

A HostDime Brasil é uma empresa que reduz os custos de manter um servidor local, e protege a sua organização dos riscos de perder todos os dados por problemas técnicos ou ataques virtuais. Veja a seguir, alguns dos produtos que podem contribuir para a segurança da sua empresa.

  • Servidor Dedicado HostDime 

Hardwares fisicamente isolados, de uso exclusivo da sua empresa. Com monitoramento proativo, gerenciamento remoto do hardware (BIOS), flexibilidade na escolha do hardware, portal de gerenciamento dos servidores intuitivo e Inspeção de segurança em 5 etapas.

  • Colocation HostDime 

Este é o serviço mais adequado para suprir as necessidades de quem já possui servidores próprios. Fornecemos toda a estrutura para abrigar e gerenciar os ativos de TI do seu negócio.

  • Cloud Backup 

Portal com acesso web com informações completas e visão centralizada de todos os seus backups. Tenha em mãos, seus arquivos de qualquer lugar, utilizando tablet, smart ou computador. Além de suporte especializado e sempre disponível.

  • Cloud Server HostDime 

Amplia todas as possibilidades do seu negócio através de uma plataforma moderna e intuitiva que permite a criação e o gerenciamento de nuvem em tempo real, pagando pelo que usar, apenas quando usar, como: máquinas virtuais, firewall, VPN, balanceadores de carga, entre outros.

  • Storage HostDime

Solução de armazenamento mais segura, escalável e altamente acessível que evolui com as necessidades da sua empresa, disponíveis em blocos SSD/NVMe, HDD ou objeto. Com o Storage HostDime, o seu armazenamento é espelhado em mais de um disco, interligado na plataforma e monitorado 24h por dia.

A HostDime oferece infraestrutura certificada com tecnologia de ponta para a operação dos sistemas críticos, que são fundamentais para o funcionamento de uma organização. Clique aqui para conhecer nossas soluções.

Posts
Relacionados

04 Mar 2021 Leitura 6 min

Será que a sala CPD é a melhor solução para o processamento de dados do seu negócio?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies