Blog

Será que a localização física do servidor é importante?

14 Jun 2016 • Leitura 5 min

De acordo com um novo estudo “State of the Union: E-commerce Page Speed & Web Performance Summer 2015,”, a empresa Radware, verificou o top 100 de sites E-commerce e viu que 57% dos visitantes deixam a página caso o carregamento leve mais de 3 segundos. Nos dias de hoje, um site rápido é essencial, principalmente quando trata-se de E-commerce.

Como melhorar?

Uma potencial vantagem referente a velocidade do servidor está na sua localização física em relação ao seu mercado alvo. Em geral, quanto mais próximo os visitantes do(s) site(s) estiverem do servidor onde estão hospedados, melhor será sua experiência. Digamos que você está direcionando os clientes dos Estados Unidos para um servidor por exemplo no Reino Unido. Os dados atravessarão o Oceano Atlântico e por isso, obviamente a latência e velocidade de download será um pouco mais lento do que se estivesse em torno da mesma área que o seu mercado pretendido.

Ao pensar em localização do servidor em termos de velocidade e proximidade, nem sempre é sobre distância, mas também quantidade de saltos. Os saltos neste caso, referem-se ao número de roteadores e as trocas que ocorrem entre o usuário e o provedor de hospedagem. Muitas vezes, quanto maior a distância, mais saltos e maior latência para os usuários distantes.

Como a HostDime pode me ajudar?

Para entregar o melhor resultado para seus visitantes, o ideal é encontrar uma empresa que te dê opções. A HostDime Brasil por exemplo possui planos de hospedagem, revenda, VPS e servidores dedicados em Orlando-USA, São Paulo e Nordeste(João Pessoa). Para algumas localidades a estrutura de São Paulo pode ser mais recomendada, contudo, se você tiver um maior número de visitantes na região Nordeste, o ideal é optar pelos planos na nossa estrutura Nordeste. Nossa estrutura em João Pessoa possui latência(tempo de resposta) excelente não só para o Brasil, como também para outros países, pois está próximo a fibras submarinas de interconexão continental. O Data Center da HostDime em Orlando também foi otimizado em conectividade para servir ao Brasil com baixíssima latência. Isso é possível devido a acordos privados de troca de tráfego diretamente com as principais operadoras no Brasil a partir de uma central de dados em Miami.

A Localização afeta o ranking do google?

Ex-chefe do Google de Pesquisa de Qualidade, Matt Cutts, responde à pergunta: “Qual é impacto da localização do servidor tem sobre o ranking?”

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=hXt23AXlJJU&feature=youtu.be’]

Cutts responde afirmando:
 

Nós absolutamente tentamos retornar os resultados mais relevantes para cada usuário em cada local do país e a localização do servidor é um fator relevante.”

 
Detalhe: Este vídeo é de seis anos atrás, por isso tivemos que pesquisar um pouco mais e aqui está a posição mais recente do Google:
 

A localização do servidor não afeta tanto o ranking. Alguns sites usam CDN (Content Delivery Network) ou são hospedados em um país com melhor infra-estrutura web, por isso, a localização do servidor não é um fator determinante para o ranking, mas, de fato o usuário terá uma melhor experiencia no que se refere ao carregamento do site.

Content Delivery Network: é uma rede de distribuição de informação que permite fornecer conteúdo Web de uma forma mais rápida a um grande número de utilizadores, distribuindo o conteúdo por multiplos servidores de forma a efectuar a duplicação do mesmo e direccionar o conteúdo ao utilizador com base na próximidade do servidor

Teste de velocidade da HostDime

Quer ver o quão rápido a nossa rede é? Confira o teste gratuito de velocidade da HostDime! A HostDime tem data centers e servidores em todo o mundo como parte de nosso esforço para ser um dos primeiros provedores de data center globais. Certifique-se de que seus visitantes estão recebendo os tempos de resposta mais rápidos para o seu site hospedando o mesmo no local de destino do seu público.

Sobre a HostDime

A HostDime é uma empresa de Data Center global que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de Cloud Escalável, Servidores Dedicados, VPS (Virtual Private Servers) e colocation. A HostDime possui e opera Data Centers em Orlando, Florida, bem como México e Brasil (Nordeste e São Paulo), com instalações de rede na Colômbia, Hong Kong, Índia, Holanda, Los Angeles e Reino Unido.
A HostDime. foi fundada e incorporada em Orlando em 2001 e conta com mais de 250 funcionários globais em sete países. Atualmente classificado como um dos data centers empresariais mais confiáveis no Sudeste dos EUA, com sua grande capacidade de rede, mais de 5.000.000 aplicativos on-line e uma base de 50.000 clientes globais ativos.

Posts
Relacionados

16 Set 2021 Leitura 6 min

Atualize o Google Chrome para sua maior segurança! Novas falhas, incluindo duas de dia zero, foram encontradas

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies