Blog

Você faz backups regularmente?

09 Jun 2011 • Leitura 5 min

Com a mudança de paradigmas, muitos documentos tem sido usados virtualmente, deixando os grandes calhamaços de folhas de lado. Páginas têm sido substituídas rapidamente para poucos KBs de documentos. Mas será que estamos realmente preparados para esta mudança?
Esta é a pergunta que fazemos para você, revendedor(a) da HostDime, que tem o seu negócio de webhosting crescendo diariamente. No artigo de hoje, nós vamos falar um pouco sobre a importância real de manter os backups de seus clientes de forma segura e acessível facilmente caso haja algum problema.

Todos os sistemas podem falhar

A informática funciona como a engenharia. Não há nenhuma maneira de se evitar 100% das falhas, porém deve-se tentar a todo o momento aproximar-se deste valor. Os hardwares foram feitos para trabalhar em perfeita sincronia, mas nem sempre os softwares utilizados trabalham de acordo com as especificações destes hardwares. Simples dispositivos com drivers de hardware desatualizados podem ocasionar indisponibilidades de computadores – ou em muitos casos a perda de dados.
Quando falamos em web, a criticidade é ainda maior. Em comparação, no uso dos nossos computadores, poucos softwares são ativados ao mesmo tempo, sendo utilizados de fato por um único usuário. Já nos servidores web, os softwares são ativados em infraestruturas de servidores capazes de aguentar altas demandas, porém os sistemas são utilizados simultaneamente por milhares de visitantes. Exatamente por isto, falhas podem ocorrer – e realmente ocorrem.
A principal diferença entre um computador e o servidor web está, especificamente, na quantidade de usuários  que utilizam máquina. A perda de um trabalho de um dia todo é onerosa, o que dizer então da perda do trabalho mensal de centenas de clientes.
Juridicamente falando, os dados devem ser observados com extrema cautela, sempre observando o exposto no contrato de serviços celebrado entre a sua empresa e o seu consumidor. Se não ficar claro que a responsabilidade pela geração, manutenção e armazenamento das cópias dos arquivos, e-mails e documentos é de responsabilidade do consumidor, a sua empresa poderá sofrer um processo por perdas, danos e lucro cessante por todo o período que o cliente for afetado. Por isso, atente-se!

Como funcionam os sistemas de backup

Com a possibilidade de falhas e até mesmo a perda de dados, ter um sistema de backup é de extrema importância para garantir que os seus dados estejam sempre disponíveis quando você precisar. Existem alguns tipos de backups que são menos seguros que outros, porém entende-se que é melhor ter um backup em um local que ele possa ser expirado do que não ter a cópia dos arquivos.
Se você lida com sites dinâmicos, ou seja, com sitemas e bancos de dados, é importante que se crie uma rotina de backup mais longa para os arquivos do sistema (.php, .asp, etc.) e manter uma rotina de backup mais curta para arquivos do banco de dados, imagens, etc., sempre mantendo uma redundância dos arquivos armazenados.
Há sistemas que fazem o backup automaticamente, de acordo com configurações pré-determinadas. Em outras situações, shell scripts se encarregam do serviço, ou até mesmo um simples rsync para os amantes do nosso querido Linux. Já vimos casos em que clientes faziam o download dos dados do backup para servidores que mantinham em sua própria empresa, com rotinas que geralmente eram feitas de madrugada, evitando sobrecarregar o servidor durante o dia.

Diferentes formas de fazer e manter o seu backup

Como dissemos, não importa a forma que você deseja executar as rotinas de seus backups, mas o importante é tê-los! Confira algumas maneiras de fazer os seus backups, desde as mais arcaicas, até as utilizadas atualmente:

  • Backup em dispositivos de armazenamento móveis: Mesmo que não seja garantido e tenha a segurança muito prejudicada, há quem escolha fazer os seus backups em dispositivos móveis, como pen drives USB. É, de qualquer forma, uma sugestão rápida de armazenamento de cópias;
  • Backup em fita: O backup em fita (DAS , DAT, DLT, etc.) é muito utilizado por grandes corporações de dados críticos (como bancos, por exemplo). As fitas possuem mais resistência à possíveis danos do que CDs, DVDs e outros tipos de armazenamento semalhantes;
  • Backup através de NAS: Este é um dos tipos de backups mais utilizados em datacenters, oferecendo alta velocidade de armazenamento através de redes gigabit. NAS, nada mais é do que o nome dado a um dispositivo de hardware que fica disponível em rede para o armazenamento das rotinas de backup;
  • Backup em discos de estado sólido: Por serem mais leves, utilizarem menos energia e esquentarem menos que os discos rígidos comuns, há quem prefira manter os seus backups hospedados em dispositivos de estado sólido. O problema desta nova tecnologia é o seu preço, que chega a ser 200~300% superior a um equipamento comum;
  • Backup em hardware específico para armazenamento: Há ainda a opção – mais cara que as demais – de se utilizar um hardware específico para armazenamento de dados, em que HDDs são removidos quando sua carga máxima é atingida e em apenas um clique são substituídos por novos HDDs, prontos para receber conteúdo.

Mas, a HostDime não tem backup?

Não poderíamos deixar de falar sobre o backup feito pela HostDime, não é mesmo? Todos os nossos clientes de hospedagem e revenda são responsáveis pelos seus documentos e arquivos, portanto devem fazer backups rotineiros de suas aplicações e documentos. Porém, a HostDime, tanto na operação de nosso datacenter norte americano, quanto em nosso datacenter brasileiro, possui tecnologia de armazenamento de seus backups em HDs paralelos ao seu servidor, que poderão ser acessíveis pela própria função de backup do seu cPanel.
A nossa política de backup mantém sempre uma redundância de arquivos: Diária e semanal. Estes arquivos são substituídos por novos dados de acordo com a nossa rotina de armazenamento. Há a possibilidade de, em um descuido no momento da atualização de seu site, que você acabe perdendo alguns arquivos. Por isso, sempre temos a possibilidade de tentar te ajudar. Fazemos uma pesquisa em nossos HDs secundários de armazenamento e retornamos com as datas disponíveis, restaurando o backup solicitado quando necessário.
Este tipo de procedimento tem uma taxa (R$ 30,00) que, obviamente, só é cobrada se de fato localizamos o backup necessário. Porém, como a nossa rotina é feita de forma específica (semanal e diária), nem sempre encontramos os arquivos que você possa ter perdido dias atrás, por isso é importante que você mantenha um backup de suas informações.
Lembre-se também de nunca marcar a opção “não guardar cópia no servidor” em seu leitor de e-mails, caso contrário não conseguiremos restaurar os backups de seus e-mails. Por isso é muito importante que você mantenha as suas mensagens salvas, de forma redundante, tanto em seu webmail, quando em seu leitor de e-mails preferido (Outlook, Thunderbird, Windows Live Mail, etc.).

Faça o backup dos dados dos seus clientes regularmente

Para você que é o nosso revendedor de planos de hospedagem, recomendamos que você faça sempre uma cópia segura dos dados dos seus clientes, armazenando-os os locais que não possam ser acessados por terceiros, devido é claro à criticidade das informações. Para baixar os seus backups, você pode utilizar a própria função do cPanel para geração de backups (fullbackup) entre as 22h e 6h, porém, como não permitimos o armazenamento destes backups em nossos servidores – pois eles são específicos para webhosting – você deverá gerá-los, baixá-los e excluí-los de seu cPanel.
Há casos em que são utilizados softwares e/ou sistemas web para o armazenamento destes arquivos, como o DropBox, por exemplo. Como são sistemas independentes e de terceiros, infelizmente não podemos assegurar a capacidade destes sistemas em manter os seus arquivos a salvo, por isso não iremos recomendar um em específico. Deixamos em suas mãos a busca por um sistema funcional que possa te ajudar.
Como dissemos acima, é melhor ter um backup não garantido do que não ter um backup, por isso, crie uma rotina pessoal e, se você possuir poucos clientes e dados, faça downloads semanais dos dados no computador, ou mesmo pegue uma máquina antiga que está parada aí na sua empresa e a transforme num pequeno servidor interno, proporcionando um local a mais para guardar os dados de seus clientes.

Conheça o Backup HostDime

Agora, se você tem um servidor VPS ou Dedicado em nosso datacenter norte americano, há uma solução muito interessante que pode te ajudar: O serviço de backup remoto via NAS HostDime! Com planos a partir de R$ 20,00 mensais (para 5GB de armazenamento), é possível criar rotinas de backup automáticas para serem executadas diretamente entre o seu servidor e o FTP Remoto!
É importante lembrar que o backup é feito em um hardware totalmente diferente de seu servidor, seja ele físico ou virtual. A comunicação é feita via rede gigabit da HostDime, sem que haja qualquer perda de informação ou interferência na comunicação. Os arquivos são enviados de acordo com a sua rotina e ficam disponíveis através de um FTP Remoto para serem acessados a qualquer instante.
Lembre-se que este serviço já está disponível para clientes de servidores VPS e Dedicados que hospedam suas soluções em nosso DC-US. Para os clientes brasileiros, o serviço está em fase de testes e em breve poderá ser utilizado para vocês também!
Conheça já e assine o serviço de Backup em FTP Remoto da HostDime.

E você, quais medidas toma no armazenamento dos backups de seus clientes?

Queremos ouvir a sua opinião, usuário(a) de Revenda, VPS, ou Servidor Dedicado na HostDime. Quais tipos de medidas você toma para o armazenamento dos dados de seus clientes e nos conte também se você já passou por algum apuro em que um backup faria a diferença. =)

Posts
Relacionados

22 Mar 2019 Leitura 6 min

Quais mudanças a LGPD trará para o setor da saúde?

voltar para o blog

#CONNECTEDHDBR

Receba nossas
novidades

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter
de novidades, descontos e lançamentos.


Siga nossas
Redes Sociais

Estamos
esperando seu
contato

4007 2085

Capitais e Regiões Metropolitanas

0800 000 2085

Demais Regiões

(+1) 407.756.1126

Ligue-nos Internacionalmente

Vendas / Suporte Financeiro

Segunda / Sexta • 8h - 18h

Suporte

24h por dia


PRODUTOS
Servidores DedicadosServer CloudColocationOutros Produtos
© 2021 HostDime Brasil. All rights reserved.
Contrato
Política de Privacidade
Cookies