HostDime presente no 3° Brasília Summit

Terceira edição do Brasília Summit reúne autoridades e especialistas para debater caminhos da inovação, tecnologia e data centers no Brasil

Servidor Dedicado no Melhor Data Center

Nesta última terça-feira (30), o CEO da HostDime, Filipe Mendes, esteve em um dos eventos mais relevantes do calendário nacional, o 3° Brasília Summit.

Idealizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) em parceria com o Correio Braziliense, a terceira edição do Brasília Summit reuniu líderes políticos, autoridades e especialistas referências em tecnologia e inovação para debater os principais rumos da modernização e da regulação da Inteligência Artificial no Brasil.

Ao lado de nomes estratégicos para o desenvolvimento tecnológico do país – como o Ministro do STF, Gilmar Mendes, e o empresário e ex-governador de São Paulo, João Dória – o CEO da HostDime esteve no evento representando o único data center Tier III na Paraíba e o único existente entre Ceará e Minas Gerais

O pioneirismo da HostDime em inovação, soberania digital nacional e sustentabilidade concederam ao data center o título de mais certificado da América Latina.

Com o tema “Inovação, tecnologia e data centers”, os tópicos deste ano permitiram amplos debates sobre as perspectivas para o crescimento econômico e sustentável do Brasil.

Em um cenário em que dados substituíram o petróleo como recurso mais estratégico da humanidade” – fala de Paulo Octávio, Presidente do LIDE Brasília – a IA é responsável por redefinir a economia. Logo, regulamentar sua forma de uso se torna prioridade na missão das grandes empresas.

Para Paulo Octávio, o Brasil tem as condições ideais para assumir protagonismo global: matriz energética renovável em 80%, localização geográfica estratégica e mais de 1,2 milhão de profissionais de tecnologia.

Filipe Mendes reforçou esse ponto ao destacar que “a discussão sobre regulação da Inteligência Artificial no Brasil só será efetiva se for acompanhada por uma infraestrutura confiável e soberana. Não adianta falar em transparência e segurança dos algoritmos se os dados e modelos continuam hospedados em ambientes sem controle nacional.”

Segundo ele, os data centers são a base para garantir residência de dados, criptografia sob leis locais e governança auditável, criando um lastro que transforma a regulação em política prática de confiança.

Como provedor de data center de referência na América Latina, a HostDime Brasil entende que a infraestrutura digital é a base para o avanço seguro e sustentável da inteligência artificial capaz de entregar infraestrutura crítica, certificada e que coloque o Brasil em posição de protagonismo global.

Além disso, o data center mais certificado da América Latina garante que esse “novo petróleo” esteja protegido em território nacional, com alta performance, segurança e a partir do uso de energia limpa e renovável. 

 

Servidor Dedicado no Melhor Data Center

O 3° Brasília Summit foi transmitido ao vivo pelo Correio Braziliense no Youtube e está disponível para os que desejarem acompanhar o evento na íntegra:

A expansão do mercado de Data Centers foi ponto central do Brasília Summit, dando nome a um dos principais momentos do evento. O painel “Data centers: sustentabilidade e segurança na era da inteligência artificial” contou com falas do governador de Goiás Ronaldo Caiado (União); do senador Eduardo Gomes (PL-TO); do deputado federal Julio Lopes; do presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari; e da presidente da Tecnobank, Renata Herani.

Na oportunidade, Renata Herani, dimensionou a importância do investimento em infraestrutura digital no Brasil em 2025 ao defender que “investir em infraestrutura digital hoje equivale a construir rodovias e portos nos anos 80.”

Servidor Dedicado no Melhor Data Center
Foto: reprodução/@eduardogomestocantis

Como reforço, diversos líderes do setor privado também trouxeram números relevantes e oportunidades de crescimento para o Brasil na área de infraestrutura digital e a importância do protagonismo nacional nesse segmento.

Segundo Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital, o Brasil possui “192 data centers, mas 90% estão no eixo Rio-SP.” Em uma trajetória de quase vinte anos, a HostDime trabalha para mudar essa realidade ao proporcionar espaço de centralidade ao Nordeste no país continental. 

Essa fala dá ainda mais relevância à estratégia da HostDime em descentralizar a infraestrutura nacional, consolidando o Nordeste como polo estratégico e aproximando tecnologia de ponta de empresas, órgãos públicos e cidadãos da região.

Para Filipe Mendes, concentrar tudo no Sudeste é um risco operacional e econômico. Ele explicou: “Um Tier III em João Pessoa aproxima aplicações e dados de usuários e órgãos públicos do Nordeste, melhora latência e viabiliza cargas de IA com residência local, conectado ao IX.br João Pessoa e aos grandes vetores de cabos do Nordeste. Isso descentraliza o país e cria um novo polo de confiança e continuidade.”

O ministro do STF, Gilmar Mendes, chamou atenção para o risco de um “neocolonialismo digital” em função da dependência das big techs e de infraestruturas estrangeiras.

Nesse contexto, a fala de Filipe Mendes reforçou a posição da HostDime: “O cidadão precisa ter certeza de que seus dados estão sob jurisdição brasileira, e as empresas precisam de previsibilidade para inovar sem risco de lock-in estrangeiro.”

Com esse posicionamento, a HostDime se apresenta como alternativa estratégica para reduzir a dependência externa e garantir soberania digital com infraestrutura nacional.