Compartilhar:

Transformação Digital na Advocacia – A Segurança e inovação que a advocacia precisa

A tecnologia vem transformando o mundo, e na área jurídica não tinha como ser diferente. E não estamos falando apenas sobre reduzir a papelada e digitalizar processos, mas de mudanças significativas e estruturais no modo de fazer a advocacia.

A transformação digital nesta área surge a partir da compreensão dos profissionais de direito de que a tecnologia pode ser uma ferramenta eficiente na sua atuação. Seu avanço tem promovido a automatização de processos e facilitado as análises de dados jurídicos, resultando na otimização do trabalho e de tempo nos escritórios, bem como, na redução de falhas processuais.

Essa aliança com a tecnologia não foi provocada apenas pela aproximação do direito ao digital devido a pandemia ou pela implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas também pela mudança do comportamento de clientes que utilizam o digital no cotidiano e exigem cada vez mais praticidade.

A tecnologia como aliada da advocacia

Se tem uma coisa que domina o mundo da tecnologia são os dados. Eles são vitais para as organizações e a expertise de analisá-los e gerar diagnósticos pode facilitar o exercício de várias áreas e profissões, inclusive as de direito. 

Mas calma, isso não quer dizer que agora você tem que migrar de área e partir para as ciências exatas ou tecnológicas! 

A crescente demanda da tecnologia na advocacia tem sido propícia para a criação de software jurídicos e outros mecanismos que objetivam facilitar a rotina profissional no direito, como, por exemplo, a utilização da inteligência artificial (AI) e Big Data. Assim, a adesão dessas plataformas auxiliam na aquisição, mapeamento, cruzamento e análise de dados, gerando resultados mais assertivos e melhorando o desempenho profissional.

Vale ressaltar a importância do profissional e/ou equipe de TI para facilitar e direcionar nessa trajetória digital. 

Portanto, com a praticidade que a adesão a tecnologia propõe, as organizações e os profissionais que optarem por não participar dessa nova era da advocacia podem perder espaço no mercado e, consequentemente, a preferência do público. Afinal, esse processo também está atrelado a experiência do consumidor. 

Tão importante quanto auxiliar os clientes a ganhar a causa, é a satisfação destes com o seu trabalho. 

Entretanto, se você ainda não se convenceu sobre as vantagens da tecnologia nas organizações de advocacia, vamos elencar 10 benefícios para aderir a transformação digital:

  • Otimização de tempo e trabalho;
  • Redução de falhas processuais;
  • Automatização de processos;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Monitoramento de processos e de intimações em qualquer lugar;
  • Análise e resoluções judiciais;
  • Facilidade do acompanhamento do processo pelo cliente;
  • Redução de custos com processos físicos;
  • Atração e retenção de clientes;
  • Transparência nas ações.

Agora que você já entendeu essa nova forma de fazer a advocacia, vamos te ajudar a aderir essa transformação no seu escritório.

Como implementar a tecnologia no seu escritório de advocacia

A essência continua a mesma, a expertise que só você, profissional de direito, possui em relação a área permanece. O que muda é a forma de fazer e, consequentemente, para isso é necessário uma mudança de mentalidade mais aberta para adaptar a rotina. Portanto, antes de tudo planeje!

Por isso, separamos 03 pontos que essenciais nessa trajetória:

Identifique para automatizar processos: Inserir a tecnologia ao dia a dia organizacional e automatizar algumas atividades vai reduzir o tempo gasto nas tarefas, dando mais liberdade para os profissionais focarem em casos mais importantes. Por isso, mapear os processos e identificar quais podem ser adaptados é uma das etapas fundamentais.

Conte com um profissional ou equipe de TI: É o(a) profissional de tecnologia da informação que vai direcionar você a tomar decisões mais assertivas nessa nova fase, inclusive na etapa anterior de automatizar processos.

Invista no conhecimento do time: Investir na gestão de conhecimento da equipe como um todo é essencial, não só para que todos entendam e se adaptem à nova cultura, como também para proteção de dados e segurança virtual.

 

A segurança e a inovação que a advocacia precisa!

Muitas das informações presentes em um processo são sigilosas, e ter a disposição soluções que prezam pela segurança da informação e impossibilitam o vazamento destes por ataques cibernéticos garantem a segurança destes dados.

Analisando por esse lado já é vantajoso, mas ingressar nessa revolução também garante a flexibilidade, disponibilidade e armazenamento para dar conta das demandas existentes na organização.

Mas você deve estar se perguntando: como saber qual a solução que serve para minha organização?

Vamos trabalhar em cima de duas simulações e apresentar as provas que as tornam ideais:

 

Caso n. 01: Organização que já possui infraestrutura de TI

Um escritório de advocacia já possui uma infraestrutura e até mesmo equipe de TI, entretanto, tem sido um desafio manter seu parque tecnológico atualizado, principalmente com os aumentos das demandas. 

Sabemos como pode ser custoso atualizar um parque tecnológico, mas esse custo pode ser reduzido investindo em um Colocation em Data Center

Com um colocation você pode alocar os seus servidores em um Data Center e contar com toda infraestrutura de TI, como energia elétrica, segurança física e disponibilidade sem perder autonomia.

 

Caso 02: Organização não possui infraestrutura de TI

A melhor forma de ingressar na revolução tecnológica é aderindo à nuvem, principalmente quando você pode contar com toda a infraestrutura física alocada no digital.

Assim, você otimiza custos de hardware, refrigeração, energia, entre outros elementos que são necessários para manter um parque tecnológico na sua organização e passa a contar com uma infraestrutura estável e robusta em nuvem, desenvolvida para suas necessidades e demandas.

Com a disponibilidade dos seus dados em nuvem, você terá agilidade para analisar as informações dos processos e traçar a melhor estratégia para seu cliente de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo.

Em ambos os casos, seja no caso 01 ou no 02, o veredito é um só: aderir a tecnologia nos processos da advocacia promove eficiência para sua organização!

Para garantir que sua revolução digital será ganha, é necessário contar com um parceiro de confiança e que seja especializado na solução ideal para sua organização. Por isso, conte conosco para tornar a adesão uma experiência proveitosa.

Colocation da HostDime

Oferecemos uma infraestrutura robusta e redundante com espaço privativo ou compartilhado, no qual garante segurança e disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem interrupções nas operações da sua organização.

A alocação dos seus servidores conosco, também conta com suporte completo do nosso time de especialistas que estão sempre on-line para atendê-lo.

Data Center Virtual HostDime

Nosso Data Center Virtual oferece o grande benefício de você subir todas as definições de segurança, load balance, switching L2 e L3. Além de:

  • Flexibilidade no ajuste de consumo automático de acordo com a demanda;
  • Segurança em todas as aplicações e controle de recursos;
  • Carga de trabalho entregue em qualquer lugar instantaneamente.
  • Infraestrutura nativa de alta disponibilidade e sem burocracia.

Portanto, seja qual for seu caso, você poderá contar com um suporte 24×7, uma infraestrutura TIER III, eficiente e segura, e mensalidades que não sofrem as oscilações do valor do dólar.

Quer acompanhar a inovação tecnológica na advocacia e ganhar ainda mais espaço no mercado? Então, vem conhecer de perto nossas soluções ou contratar nossos serviços. Mande uma mensagem para nós! Será uma satisfação atendê-lo(a)!