Como a tecnologia está revolucionando os sistemas de saúde
As novas tecnologias já mudaram completamente nossas vidas em diversos setores e, na saúde, não seria diferente. Com impactos nas áreas de comunicação, tratamento e coleta de informações, vivemos um período de mudanças que potencializam a digitalização de prontuários médicos, ampliam o suporte da robótica para procedimentos cirúrgicos e oferecem assertividade e acesso em tempo real aos dados dos pacientes. Para o contexto de profissionais que cuidam da tecnologia da informação em hospitais, como contratação de serviços e hospedagem, seguem as principais tendências importantes para o cenário de mudanças no setor de saúde.
Conectividade e agilidade para atendimentos aos pacientes
A era da colaboração que estamos vivendo com a indústria 4.0 causa na saúde transformações que aumentam o desenvolvimento de novos tratamentos, monitoramento de pacientes e gestão de recursos em unidades de saúde. Os avanços ficam mais evidentes através da internet das coisas e dispositivos conectados, big data, armazenamento e facilidade no acesso de dados em nuvem.
Segundo dados da pesquisa TIC Saúde de 2017, 93% dos médicos e 91% dos enfermeiros concordaram que houve melhoria na eficiência dos processos de trabalho das equipes ao utilizar sistemas eletrônicos. O acesso a dados em tempo real, por exemplo, já vêm facilitando os atendimentos em estabelecimentos de saúde privados e públicos, em que é possível acessar toda a história clínica de um paciente de forma rápida e segura.
Inovações para novos procedimentos
A inovação ganha mais espaço na medicina quando observamos tratamentos e cirurgias através da robótica. A revolução para os procedimentos cirúrgicos através de robôs em cirurgias, braços e próteses robóticas e telecirurgia já acontece hoje, contando com a tecnologia como um complemento ao cuidado humano para garantia de movimentos mais assertivos e seguros.
Além disso, já estão sendo utilizadas e aprimoradas ferramentas de apoio que ajudam médicos em escolhas durante procedimentos, como o IBM Watson for Oncology, o qual fornece recomendações de tratamento e insights de acordo com informações do paciente e conhecimentos oncológicos, com privacidade na nuvem.
Segurança com os dados dos pacientes
O grande volume de informações torna impossível que nós possamos acompanhar a constante geração de dados. Segundo a Watson Health (IBM), projeta-se mais de 2,310 exabytes de dados de saúde para 2020. A transição para unidades de saúde mais informatizadas, com a digitalização de processos, prontuários eletrônicos e procedimentos altamente conectados já acontece hoje, sendo mudanças que trazem benefícios diretos à sociedade, com agilidade e segurança.
Para isso, torna-se essencial que as empresas, sejam elas clínicas, hospitais, consultórios especializados, entre outros, tenham o acesso fácil às informações dos pacientes de forma segura. Se você ainda não iniciou essa transição, o ideal é que você comece a pensar em uma forma inteligente de manter os dados armazenados em um data center com a tecnologia em nuvem, que conta com dispositivos específicos e dedicados para tratar os dados com alta disponibilidade e proteção.
Com inúmeras vantagens e benefícios, os cuidados na segurança de dados e informações dos pacientes abrange mais do que o armazenamento. A chegada da LGPD ressalta a importância de que os profissionais e gestores responsáveis pela otimização dos recursos e sistemas digitais em saúde precisam de atenção para a inteligência de dados dentro das dinâmicas do setor.
O que as últimas notícias do mercado financeiro, frases motivacionais, novas tecnologias e assuntos variados têm em comum? Os insights que compartilhamos em nossa news mensal, claro!
Receba esse material exclusivo em sua caixa de entrada: