Compartilhar:

Com a expansão da computação em nuvem durante a pandemia, migrar negócios para a cloud requer uma evolução entre empresas e parceiros de TI para a continuidade de negócios.

 class=

Em meio à pandemia do novo coronavírus, diversos tipos de negócios são provocados a digitalizar operações. Entre as soluções para acelerar o processo, a computação em nuvem cresce como uma prioridade para empresas que buscam plataformas ágeis, acesso remoto e segurança.

Sendo um período de incertezas para o faturamento das empresas, investir na nuvem é uma obrigação para ampliar as oportunidades de negócio? A computação em nuvem é uma tecnologia que proporciona uma estrutura digital completa para empresas, mas apenas implementá-la não é a solução: migrar para a nuvem exige dedicação contínua nos processos de inovação, e alguns aspectos demandam a mudança de hábitos e relação com a tecnologia.

Um novo passo para acompanhar mudanças tecnológicas

Empresas nacionais que percebem a importância da TI na preparação para o novo mundo pós-pandemia encontram nas soluções de computação em nuvem a saída ideal para suprir necessidades.

A Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo, exige das empresas uma dinâmica para a conformidade na coleta, no armazenamento e na tratativa de dados. Por outro lado, as organizações também encontram na nuvem uma forma de atender às demandas de usuários cada vez mais conectados, seja através de atividades como trabalho remoto, telemedicina, compras on-line ou ensino à distância.

Ou seja, a velocidade das mudanças pode exigir das empresas uma resposta ágil para acompanhar o ritmo e mudanças de hábitos, principalmente dos usuários on-line. Estar com operações virtualizadas pode ser uma maneira de agilizar os processos de adaptação de acordo com as novas situações, leis, imprevistos ou requisitos de um público que já tem sua vida digital como prioridade no dia a dia.

 

O seu espaço para continuar a evoluir

Em 2018, a LGPD estava sendo sancionada; entre 2019 e 2020 vimos o dólar bater recordes mês a mês; e, atualmente, vemos a corrida digital de inúmeros negócios devido à pandemia. Estar na nuvem facilita os ajustes necessários para essas e diversas outras mudanças, mas é preciso lembrar que, para isso acontecer, o planejamento estratégico das empresas deve estar sempre atualizado.

Se você apenas migrar uma das suas aplicações para a nuvem e não estiver disposto a dar continuidade às mudanças, sua estratégia digital pode perder todo o potencial ou custar caro. Por exemplo, se você migrou para uma nuvem no exterior e foi pego de surpresa com a alta do dólar na sua fatura, o próximo passo para otimizar esta tecnologia na sua empresa é encontrar soluções nacionais que tiram esta dor de cabeça das suas finanças.

Além disso, migrar para a nuvem não significa que você precisa mover todos os seus recursos para a cloud. Alinhar o seu planejamento às necessidades atuais de negócio é importante para considerar estratégias na nuvem que serão benéficas para a saúde da sua empresa. Vale lembrar que cada modelo de negócio tem suas particularidades, portanto, soluções sob medida, como backup, podem ser uma saída para reduzir custos operacionais em dores específicas da sua gestão de TI.

Seja no curto, médio ou longo prazo, empresas que investem na nuvem entendem que ela não é uma obrigação, mas uma necessidade. A nuvem deve ser aplicada de acordo com o seu planejamento, permitindo que seja gerenciada continuamente de acordo com o seu modelo de negócio e implicações externas que demandam ajustes e mudanças com segurança e agilidade.

Como ter a nuvem a favor do seu negócio?

Os pontos a serem considerados sobre investimento na nuvem durante e após a pandemia foram o tema central do papo ao vivo da HostDime Brasil com o nosso convidado Vinícius Perrott, Gerente de Contas da Lanlink e owner do Papo Cloud. Assista aos destaques da live e saiba mais como a nuvem pode ser sua aliada para novas estratégias de negócio.

https://www.youtube.com/watch?v=FeDsrokfvgY

O planejamento de TI da sua empresa é fundamental para superar períodos de crise e, com grandes parceiros, você otimiza custos, garante segurança e um novo passo para inovação. Fale com um especialista HostDime e personalize a nuvem sob medida para o seu negócio.