Compartilhar:

O desafio no armazenamento e processamento de dados


Dados dispersos, inconsistentes ou sem segurança adequada podem afetar seriamente o desempenho da sua empresa. Por isso, um dos maiores desafios das organizações é encontrar soluções para armazenar e processar as informações.

Isso porque é necessário considerar aspectos como segurança, sigilo dos dados dos clientes, legislação e, é claro, o investimento financeiro. E, é dentro desse contexto que, em meados dos anos 70 surgiram as salas CPD.


O que é uma sala CPD?

O Centro de Processamento de Dados (CPD), são locais físicos que ficam dentro das empresas. Neste ambiente são concentrados todos os servidores e serviços de tecnologia, importantes para o gerenciamento da informação. Sendo assim, esse modelo se tornou amplamente utilizado.

Logo, para que você entenda o que é preciso para construir/ter uma sala CPD, reunimos os itens básicos para criar uma estrutura dessas.

Itens essenciais de um CPD básico

  • Energia Elétrica 

    Para uma sala CPD, recomenda-se, no mínimo, dois circuitos elétricos independentes para garantir a continuidade da entrega em caso de falha. Da mesma forma, os nobreaks são indispensáveis, já que no caso do interrompimento da energia, estes equipamentos garantem o funcionamento do hardware por curtos períodos de tempo. Além desses dois elementos, os geradores também são fundamentais, pois os nobreaks costumam segurar a carga por apenas alguns minutos. E, caso a falta de energia se estenda por um tempo maior, serão os geradores os responsáveis pelo abastecimento elétrico até que o fornecimento de energia retorne. É importante ter pelo menos dois nobreaks e dois geradores, para, em caso de falha, ter certeza que nada vai parar. Para fazer com que esses equipamentos funcionem em conjunto, de forma automática, é necessário um projeto elétrico robusto, além de equipamentos específicos para automação e gerenciamento.

  • Internet 

    Seu negócio não pode parar, por isso, contrate, no mínimo, dois bons links de internet – redundância é tudo, né? Além disso, você também vai precisar de equipamentos adequados para extrair o máximo possível dos links e administrar a redundância deles.  

  • Controle de temperatura 

    Computadores e equipamentos de TI necessitam de temperatura controlada para que funcionem corretamente. Da mesma forma que os nobreaks e geradores, o controle da temperatura e umidade deve ser realizada por ar condicionado de precisão em redundância, isto é, pelo menos 2 equipamentos para que um funcione em caso de falha do outro.

  • Segurança

    A segurança física deve ser garantida por sistemas de alarmes, controle de acesso por biometria, paredes e portas reforçadas e sistema de câmeras 24h. Mas, além da física, a segurança lógica, de acesso aos sistemas, deve ser mantida por políticas de segurança da informação e firewall com sistema de detecção e combate a tentativas de invasão.

  • Monitoramento

    Todo o ambiente físico e lógico (sistemas, dados) deve ser monitorado por ferramentas automatizadas.

  • Equipe especializada 

    Após preencher todos os itens acima, é imprescindível contar com profissionais especializados para configurar, monitorar, atualizar, limpar e manter a segurança da sala e dos dados.

Deu pra entender? A gente ilustra também..

sala CPD

Após essa breve visão dos itens necessários para ter uma sala CPD, você já deve ter entendido que o investimento financeiro e de tempo é altíssimo. Além da aplicação inicial, é necessário investir constantemente em modernização e contratação de mão de obra especializada.

Diante do exposto, fica claro o porquê da terceirização já ser uma realidade em diversos setores. Por isso, contar com uma empresa especializada significa tempo para se dedicar a outras atividades mais específicas do seu negócio. Veja alguns benefícios:

Em contrapartida a sala CPD… 7 principais vantagens de escolher um Data Center

  • 1. Redução de custos operacionais e de tempo da sua equipe.
  • 2. Maior escalabilidade e flexibilidade. Um Data Center pode te ajudar a expandir sua demanda de TI em poucos cliques. 
  • 3. Agilidade na resolução de problemas. Temos um suporte multidisciplinar 24 horas x 7 dias da semana.
  • 4. Infraestrutura de alto nível. A HostDime é o único Data Center da região com certificado TIER III, um padrão de nível mundial que certifica a estrutura como confiável e segura.
  • 5. Serviço ininterrupto. Caso haja indisponibilidade no fornecimento de energia por parte da distribuidora local, garantimos até 10 dias de funcionamento normal sem impacto na operação. 
  • 6. Segurança Física. A Hostdime tem a sua estrutura planejada para resistir aos mais diversos tipos de desastres e riscos, onde tudo é desenvolvido para evitar e minimizar quaisquer danos possíveis, inclusive com segurança armada 24×7.
  • 7. Conformidade com a LGPD. Somos um Data Center em conformidade com a LGPD, sendo a primeira empresa do país a ter a certificação ISO 27701, a ISO da LGPD. 

Importante: Caso sua empresa ainda não esteja em conformidade com a LGPD, preparamos um material para facilitar a compreensão da Lei e ainda um passo a passo para você iniciar a adequação.

É do tipo que só acredita vendo? Então confira nosso tour virtual!

Mas… Já tenho uma sala CPD, o que fazer?

Caso você já tenha uma sala CPD ou tenha motivos para construir uma estrutura própria, um bom caminho a seguir é o TI Híbrido. Dessa forma, você utiliza uma infraestrutura própria de hardware somada ao uso da Cloud Computing. Veja como funciona o gerenciamento híbrido de TI e use isso para alavancar sua carreira

Conheça as soluções da HostDime e venha para o futuro.

Resumindo…

solução data center

A HostDime Brasil é uma empresa que reduz os custos de manter um servidor local. Além disso, protege a sua organização dos riscos de perder todos os dados por problemas técnicos ou ataques virtuais. Veja a seguir, alguns dos produtos que podem contribuir para a sua empresa.

  • Servidor Dedicado

  • Hardwares fisicamente isolados, de uso exclusivo da sua empresa. Com monitoramento proativo, gerenciamento remoto do hardware (BIOS), flexibilidade na escolha do hardware, portal de gerenciamento dos servidores intuitivo e Inspeção de segurança em 5 etapas.

  • Colocation

  • Este é o serviço mais adequado para suprir as necessidades de quem já possui servidores próprios. Por meio do Colocation, fornecemos toda a estrutura para abrigar e gerenciar os ativos de TI do seu negócio.

  • Cloud Backup

  • Portal com acesso web com informações completas e visão centralizada de todos os seus backups. Dessa forma, você tem seus arquivos de qualquer lugar, por meio de um tablet, smart ou computador. Além de suporte especializado e sempre disponível.

  • Cloud Server HostDime 

  • Amplia todas as possibilidades do seu negócio através de uma plataforma moderna e intuitiva, que permite a criação e o gerenciamento de nuvem em tempo real. Pague pelo que usar, apenas quando usar, como: máquinas virtuais, firewall, VPN, balanceadores de carga, entre outros.

Por fim… A HostDime oferece infraestrutura certificada com tecnologia de ponta para a operação dos sistemas críticos, que são fundamentais para o funcionamento de uma organização. Somos conexão, inovação e parceria.